
A BYD anunciou nesta sexta-feira, 13, que vai construir o seu primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) no Brasil, para testes e avaliação automotiva. O projeto tem investimento de R$ 300 milhões e será localizado no Rio de Janeiro (RJ), com área de 183 mil m².
O centro P&D será uma plataforma para desenvolvimento de soluções que possam ser testadas, demonstradas e futuramente adaptadas ao mercado brasileiro e latino-americano, como soluções específicas para climas tropicais e tecnologias de direção autônoma.
A construção da unidade foi adiantada pela reportagem de Automotive Business na semana passada e anunciada com detalhes nesta sexta-feira, em evento oficial de lançamento que reuniu lideranças globais da montadora, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o prefeito da cidade, Eduardo Paes.
Está prevista também a estreia de uma nova plataforma de experiência, pesquisa e desenvolvimento.
A instalação será construída no complexo do Aeroporto Internacional do Galeão, na zona norte da capital. As obras começam no fim deste ano e a inauguração está prevista para 2028.
Como será o novo centro de P&D da BYD
Com área total de 183 mil m², o novo centro prevê infraestrutura para testes de velocidade, potência, resistência, durabilidade e performance.
O projeto inclui pistas específicas para avaliações em diferentes condições de terreno, incluindo um circuito off-road, além do teste de flutuação em uma piscina gigante – usado lá fora para testes do jipe U8, aquele que pode flutuar na água.
A instalação é inspirada na estrutura tecnológica da BYD em Zhengzhou, na China, e foi desenvolvida para servir como base para testes, demonstração e validação de veículos em condições reais de uso.
Segundo a montadora chinesa, o centro terá prioridade no desenvolvimento de inovações voltadas para o Brasil, principalmente tecnologias de direção autônoma.
BYD reforça presença no Brasil
A construção do primeiro centro de testes e pesquisas da BYD no Brasil marca um novo passo na expansão da montadora no mercado local – o maior da empresa fora da China.
“Além de ampliar nossa presença no país, o espaço vai nos permitir gerar dados em condições tropicais, o que é essencial para desenvolver e adaptar tecnologias com ainda mais precisão para os países em que atuamos”, afirmou a vice-presidente executiva global e CEO da BYD Américas e Europa, Stella Li.
“Esse novo centro P&D representa mais um passo importante nessa trajetória e reforça o papel estratégico que o Brasil passou a ocupar para nós e para o futuro da mobilidade elétrica”, completou ela.
Conforme adiantou a reportagem de Automotive Business, a montadora chinesa também prepara um datacenter para processamento de dados robustos, que será localizado na zona oeste do Rio. A unidade será responsável por dados de várias partes da operação da BYD no Brasil, incluindo o centro P&D.
Além disso, a empresa tem a promessa de construir um centro P&D também na Bahia, dedicado a tecnologias híbridas e flex.