
No universo automotivo, Honda e Toyota têm uma rivalidade quase ancestral. Basta ver os movimentos das duas maiores marcas japonesas. Se uma lança um modelo em uma categoria, a outra vai atrás – e vice-e-versa. Só que a BYD resolveu se meter nesse Fla-Flu.
Semanas após lançar o King, sedã médio que disputa mercado onde a Toyota é líder, agora foi a vez de a marca chinesa lançar o Song Pro. Advinha em que segmento ele mira? No de SUVs médios. E o modelo da BYD é híbrido igual a quem? O Corolla Cross.
OUÇA MAIS:– Volkswagen volta a sorrir com bom momento no mercado
– Programa Mover virou lei, mas novela ainda continua
Ou seja, a BYD parece pegar o vácuo deixado pela Honda, já que o Civic só vem importado, e HR-V e CR-V não são rivais diretos em preço do Corolla Cross. Para se garantir nesta proposta, o Song Pro chega com sistema híbrido plug-in e outros atrativos.
É sobre esse modelo que eu e o jornalista Felipe Boutros, editor-chefe do AutoPapo, debatemos no novo episódio do Autorama Podcast. Nós tivemos um primeiro contato com o BYD Song Pro para ver do que ele é capaz e se tem realmente condições de peitar um modelo da Toyota.
Ainda entre eletrificados

Na semana também conheci o novo Peugeot e-2008. O atualizado SUV compacto elétrico da marca francesa ganhou maior autonomia e – acreditem – ficou ainda mais bonito e modernoso do que já era.
No episódio, falo das primeiras impressões ao volante do crossover zero combustão. E adianto quando ele chega, quais equipamentos ele estreia e com quem vai disputar mercado por aqui.
Energético no tanque

De volta ao mundo da combustão para falar do carro da Red Bull para as ruas. E sem lata de energético pendurada no teto.
A empresa austríaca apresentou o RB17, um superesportivo que é bem mais energético que a bebida feita pela empresa austríaca. O motor rende 1.200 cv de potência!
Disco voador sobre rodas

Bem menos potente foi o carro em forma de disco voador parado pela polícia, obviamente, nos Estados Unidos. Um casal a bordo dirigia uma verdadeira nave sobre rodas, com cúpula e luzes brilhantes como em qualquer filme antigo de ficção científica.
Só que a polícia de Oklahoma parou e multou o veículo não por causa da forma de disco voador.
Quer saber sobre isso e tudo mais? Dê o play se seja feliz!
Saudações automotivas.
…Fernando Miragaya é jornalista especializado em automóveis, editor de soluções de conteúdo da Automotive Business e apresenta o Autorama Podcast desde 2018.
*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business
