logo

Carros elétricos dão mais dor de cabeça do que modelos a combustão

Autorama Podcast aborda estudo da JD Power a respeito de manutenção de VEs, fala de dois esportivos moldados na Fórmula 1 e relembra a VW Variant
Author image

Fernando Miragaya

09 jul 2024

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque


Uma das coisas que você vai mais ler e ouvir na vida a respeito dos carros elétricos é que eles usam menos peças. Teoricamente, os veículos puramente movidos a bateria (VEs) têm manutenção mais descomplicada. 

Usei o “teoricamente” porque o mais recente estudo da JD Power traz uma informação bombástica, que põe por terra algumas “verdades absolutas” a respeito dos carros elétricos. Eles dão mais dor de cabeça a seus donos do que automóveis puramente a combustão.


OUÇA MAIS:– O Honda HR-V é caro? Sim, e daí?– Programa Mover virou lei, mas novela continua


Se serve de consolo, a própria consultoria especializada em qualidade automotiva e do pós-venda, justifica que tamanha quantidade de problemas vistos nos VEs pode ser resultado de muita tecnologia embarcada. 

No novo episódio do Autorama Podcast eu conto como foi feito este levantamento da JD Power e quais os defeitos mais comuns enfrentados pelos donos de carros elétricos.

Esportivos com um toque especial das pistas

No programa eu também falo de dois modelos esportivos, que, não bastassem a potência dos motores e a beleza das linhas, ainda carregam uma maravilhosa influência das pistas da Fórmula 1.

Um deles é o novo Mercedes-AMG SL 63 S E Performance. O conversível da marca alemã – preparado pela sua divisão esportiva – acaba de desembarcar no Brasil com conjunto híbrido vindo da F1.

O outro é o Aston Martin Valiant. Trata-se de uma edição exclusiva e limitada do cupê Value pensada por um cara chamado Fernando Alonso. Isso aí, o piloto espanhol bicampeão da F1 sugeriu e a marca britânica atendeu.

Recordações de um veículo familiar raiz 

Bons tempos em que o setor automotivo não respirava apenas SUVs. Pois é, há mais de 50 anos o Brasil tinha uma variedade de carrocerias e conhecia uma das station-wagons que marcariam época.

Falo da Volkswagen Variant, a perua compacta da marca alemã que fez sucesso por aqui com sua versatilidade e mecânica robusta. Foi mais um dos projetos bem sucedidos da fabricante com motor arrefecido a ar e eu bato um papo sobre isso no quadro Retrovisor com o jornalista André Deliberato.

Quer saber disso tudo? Só dar o play e ser feliz.

Saudações automotivas.



             Fernando Miragaya é jornalista especializado em automóveis, editor de soluções de conteúdo da Automotive Business e apresenta o Autorama Podcast desde 2018.

*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business