
Na usual estratégia de lançamento homeopático a Citroën acaba de confirmar o nome do seu futuro SUV e revelar o primeiro teaser. O crossover compacto se chamará mesmo C3 Aircross e tem a estreia programada para o próximo dia 27 de abril.
Baseado na terceira geração do hatch, lançada em 2022, o C3 Aircross resgata o nome que serviu à versão aventureira da minivan C3 Picasso nos anos 2010. A primeira imagem do carro mostra só parte do conjunto ótico e do capô, com a coluna frontal e o retrovisor desfocados ao fundo.
De cara, percebe-se que o novo C3 Aircross terá capô abaulado e elevado. E que adotará a mesma solução do C3 hatch, com faróis finos e luzes auxiliares maiores e trapezoidais.
Motores do SUV do C3 herdados das duas partes da Stellantis
Do irmão de plataforma o SUV herdará o motor 1.6 16V. Mas ao contrário do hatch, o velho propulsor EC5 de origem PSA Peugeot Citroën servirá às versões de entrada do C3 Aircross, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.
As configurações mais caras serão equipadas com o 1.0 turboflex que já equipa modelos como os Fiat Pulse e Fastback. Será o primeiro carro da “parte francesa” da Stellantis a usar o motor turbo de origem FCA – Fiat Chrysler Automóveis. Nos crossovers da marca italiana, a unidade fornece 130/125 cv de potência e trabalha com câmbio automático CVT de sete marchas simuladas.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
O C3 Aircross terá, entre os diferenciais, configuração de sete lugares. Com preços esperados entre R$ 95 mil e R$ 120 mil, o crossover quer brigar com SUVs compactos (Fiat Pulse, Nissan Kicks etc) e até com a minivan Chevrolet Spin, por ora o modelo para sete passageiros mais barato do mercado.
