
2024 definitivamente foi um ano difícil para a Stellantis. O mais difícil, aliás, da sua breve história de pouco mais de três anos no mercado global.
A Stellantis registrou lucro líquido de € 5,5 bilhões no ano passado, é verdade, mas ele foi 70% menor do que aquele verificado em 2023. A receita total caiu 17%, para € 157 bilhões.
Quando uma empresa registra resultados assim, ainda mais depois de um 2023 de bonança, mercado e acionistas exigem respostas.
Na quarta-feira, 26, o CEO interino da empresa, John Elkann, respondeu algumas delas em conferência online com investidores.
Para recuperar lucro, Stellantis planeja lançamentos
A respeito da entressafra de produtos, a qual foi responsável pela perda de vendas nos Estados Unidos, por exemplo, o executivo disse que 10 lançamentos serão feitos até 2025.
Tais modelos devem envolver as novas plataformas da montadora, como as STLA Medium, Large e Frame.
A respeito do novo CEO, cargo vago após a demissão de Carlos Tavares, afirmou que um nome deverá ser anunciado no segundo semestre.
Enquanto isso não acontece, disse, os executivos regionais ganharam mais autonomia nas decisões da empresa, uma vez que estão mais próximos das necessidades locais.
2025 será de retomada, promete CEO da Stellantis
Apesar do cenário, o alto executivo da montadora adotou um certo otimismo em seu discurso aos investidores.
Prometeu que a empresa vai recuperar as vendas e as receitas em 2025. A respeito do lucro, a projeção da Stellantis indica uma margem de um dígito médio em 2025.
No ano passado, a margem foi mais ou menos nessa linha, 5,5%. Em 2023, ela foi de 12,8%.
