logo

Como a GM fecha uma equação perfeita com a Montana

Com comportamento de carro de passeio, picape vai atrair um novo tipo de público para a Chevrolet e otimizar ainda mais a plataforma GEM
Author image

Fernando Miragaya

09 fev 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque


A indústria adora falar de sinergia. É um tal de plataforma compartilhada para lá e para cá. Mas com a nova Chevrolet Montana, a arquitetura GEM da General Motors pode ganhar o elemento que faltava para fechar com chave de ouro a sua equação.

Sigla para Global Emerging Markets, e de origem chinesa, o nome da plataforma é autoexplicativo. Voltada para mercados emergentes, tem como características principais robustez, baixo custo e flexibilidade.

Nova Montana é o quarto produto

Sobre esta base, a GM produz Onix, Onix Plus e Tracker. Agora, lança o quarto elemento: a nova Montana. Uma picape que não tem qualquer constrangimento em assumir uma vocação puramente familiar e urbana.

Essa proposta foi confirmada na avaliação da picape médio-compacta, que você já leu aqui na Automotive Business. E que também poderá conferir no novo episódio do Autorama Podcast

No programa, eu converso com Leonardo Félix, colunista da AB e editor da Mobiauto, sobre as primeiras impressões ao volante da Montana. Já adianto que, sim: parece um Tracker com caçamba.

Volume, rentabilidade e market share

Ou seja, a Montana tem tudo para atender as expectativas da GM, de trazer um novo público. Ao mesmo tempo, surfar em um segmento que, segundo projeções da própria fabricante, deve atrair 100 mil novos clientes.

Desta forma, a GM conclui aquela equação da qual falei em cima da arquitetura GEM. Passado o pior momento da crise de semicondutores, o Onix e o Onix Plus retomam as vendas.

O hatch foi o carro de passeio mais emplacado de janeiro e o sedã, o segundo. Em paralelo, o Tracker foi o terceiro – e o SUV mais comercializado.

Ou seja, com a mesma base, a montadora garante o volume com a linha Onix e a rentabilidade, com o Tracker. E agora, com a Montana, tem tudo para atrair um novo público e engordar margens, escala de produção e participação de mercado.



             Fernando Miragaya é jornalista especializado em automóveis, editor de soluções de conteúdo da Automotive Business e apresenta o Autorama Podcast desde 2018.

*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business