logo

autopeças

Cummins passa a produzir no Brasil eixo para caminhões Volkswagen

Componentes do conjunto trativo serão fabricados na unidade instalada em Osasco
Author image

Bruno de Oliveira

18 nov 2024

1 minutos de leitura

A Cummins vai produzir na fábrica que mantém em Osasco (SP) componentes para o eixo MS-18X HD, que equipa os caminhões Volkswagen Constellation e Meteor. A produção será iniciada em janeiro de 2025.

“Isso permitirá aos nossos clientes usufruir dos benefícios de compra nacional, além de contribuir para o Finame e fortalecer a indústria local”, disse, em comunicado, Adriano Esperidião, gerente de engenharia de produto da Cummins.

Nesse processo de produção local, o par de coroa e pinhão receberá novo tratamento superficial, que promete aumentar sua resistência e durabilidade.

Já o rolamento do pinhão também será aprimorado para suportar aumento de carga. Com o mesmo propósito, as engrenagens satélites e planetárias também tiveram o seu desenho atualizado.

Mudanças pontuais na fábrica da Cummins para fazer o novo eixo

Para produzir localmente o novo eixo foram desenvolvidos novos processos na fábrica, incluindo o tratamento superficial e adaptações na linha de montagem.

A linha de produção do diferencial foi reprogramada para atender ao novo design das engrenagens, com uso de solda a laser, por exemplo.

Além disso, foram implementados processos de rastreamento e validação em prol de uma montagem mais precisa.