
O EX30, carro elétrico mais “popular” da Volvo, está envolto em um complexo recall. Isso porque a marca sueca detectou problemas nas baterias do modelo que podem resultar em incêndio.
Segundo a Volvo Car do Brasil, as falhas foram identificadas nas células de bateria de unidades do EX30 fabricadas em 2024 e 2025. O problema pode causar curto-circuito nos módulos e um eventual superaquecimento, com risco de incêndio em “situações extremas”.
A empresa diz que ainda não há uma reparação técnica definitiva para o problema e que tal solução ainda está em “desenvolvimento”.
Até definir como será esse reparo, a Volvo orienta os donos do EX30 a limitarem a recarga das baterias em até 70%. Isso porque a peça naturalmente aquece durante o carregamento e esse seria um limite seguro para que a bateria não esquente tanto.
A limitação da recarga pode ser agendada em uma concessionária ou ser feita pelo proprietário, seguindo orientações fornecidas pela marca. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 0800 878 1176 ou pelo e-mail [email protected].
O problema nas baterias do Volvo EX30 envolve 5.600 unidades das versões Single e Twin.