logo

Estação de recarga com reuso de baterias em loja da JLR no Rio será exportada para Europa e EUA

Land Rio também é pioneira dentro da montadora a atingir carbono neutro em suas operações
Author image

Fernando Miragaya

13 out 2023

3 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Uma estação de recarga dentro em uma concessionária carioca da Jaguar Land Rover (JLR) vai servir de referência e receita para lojas da montadora mundo afora. A Land Rio acaba de inaugurar um sistema de carregamento para carros elétricos com baterias usadas.

O equipamento foi mostrado na última terça, 10. Funciona a partir de um conjunto de baterias de carros elétricos reutilizadas. Abastecidas por energia solar, elas são capazes de carregar outros veículos plug-ins sem a necessidade de usar a rede convencional de eletricidade.


SAIBA MAIS:– Jaguar Land Rover e Vibra se unem para acelerar serviços de eletrificação– O adeus à Land Rover: marca de SUVs deixa de existir


O sistema de recarga de EVs, até então inédito, deverá ser gratuito para clientes das marcas Jaguar e Land Rover, mas estará aberto para veículos de outras fabricantes – mediante pagamento, claro. O modelo será replicado nas 40 concessionárias da JLR no Brasil. E exportado para outras revendas do grupo automotivo mundo afora.

“O sistema de carregamento será uma nova fonte de receita para nossos concessionários e a ideia é que, nos próximos anos, a maioria das concessionárias tenha pontos de recarga utilizando baterias de segunda vida. E vamos exportar esse modelo de negócio para Europa e Estados Unidos”, adianta Gabriel Patini, diretor de desenvolvimento de negócios e inovação da JLR.

Como funciona a estação de recarga da JLR

No modelo apresentado na Land Rio, as estações foram desenvolvidas em parceria com a Energy Source e a EZ Volt, e funcionam com conjuntos de baterias usadas do Jaguar I-Pace. Elas são alimentadas por energia solar transferida por placas fotovoltaicas.

Segundo a Energy Surce, são necessárias três horas de luz natural para “carregar” completamente o kit de baterias em reuso. Estas, por sua vez, alimentam um carregador de parede de 20 kWh, mas podem também servir a um aparelho de carga rápida (DC), de 60 kWh.

“Baterias não são o problema, são a solução da transição energética. Resolve problemas em locais em que a rede elétrica é limitada e não tem capacidade, ou na ausência total de qualquer rede. O sistema vai facilitar a expansão da infraestrutura de carregamento elétrico”, defende David Noronha, CEO da Energy Source.

Para a JLR, as estações de recarga “autossuficientes” são um passo importante nas metas de sustentabilidade da empresa. A fabricante quer ser totalmente carbono neutra até 2039 em toda a cadeia.

“A gente quer ser carbono neutro em todos os escopos, um dois e três, o que envolve nossos fornecedores e o impacto de nossos produtos”, diz João Oliveira, CEO da Jaguar Land Rover.

Primeira concessionária carbono neutro

Com os postos de recarga com baterias de segundo ciclo de vida, a Land Rio também tornou-se, desde agosto, a primeira concessionária da montadora a ser carbono neutro no mundo. O projeto começou na inauguração da nova loja, em 2017, no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste carioca.

“Nossa concessionária foi projetada com foco na sustentabilidade. Já previa captação de água e parque solar para abastecer toda a operação e jogar o excedente na rede”, explica Francisco Magalhães, diretor da Land Rio.

Hoje, a concessionária tem uma planta com 500 placas fotovoltaicas que abastecem também esse novo sistema de recarga de carros elétricos com baterias reaproveitadas.