
Um generoso empréstimo deve alavancar a StarPlus Energy, parceria entre Stellantis e Samsung SDI. O Departamento de Energia dos Estados Unidos vai conceder US$ 7,54 bilhões para conclusão de duas fábricas de baterias da joint venture.
Os incentivos do governo estadunidense têm como objetivo viabilizar duas linhas de produção de baterias de íon de lítio para veículos elétricos (VEs). As plantas serão erguidas em Kokomo, no estado de Indiana.
Produção da baterias da Samsung para carros da Stellantis
A meta é que uma das unidades, já em fase adiantada, seja concluída e comece a operar no começo de 2025. A segunda ficará para 2027.
Segundo a joint venture, as duas fábricas terão capacidade de cerca de 67 GWh anualmente. O suficiente para equipar 670 mil veículos elétricos e híbridos por ano.
A produção local da Stellantis SDI (divisão de baterias da gigante sul-coreana), ao menos inicialmente, será destinada apenas para veículos da Stellantis.
Novo governo pode azedar o negócio
Como nada é perfeito nesse mundo, ainda pairam dúvidas se o empréstimo será finalizado até 20 de janeiro. Neste dia, Donald Trump sucede a Joe Biden no cargo de presidente dos EUA.
Acontece que durante a campanha que o elegeu, Trump fez críticas aos esforços do atual governo para incentivar a produção de VEs.
