logo

EXPORTAÇÕES

Exportadora de motores, Toyota em alerta sobre tarifaço de Trump

Montadora produz em Porto Feliz (SP) parte dos conjuntos que equipam o Corolla fabricado nos Estados Unidos
Author image

Bruno de Oliveira

18 jul 2025

1 minutos de leitura

Na segunda semana de julho, Donald Trump anunciou a aplicação de uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil, a partir do dia 1º de agosto, o que causou apreensão no setor automotivo local.

Apesar do tom de cautela pregado pela Anfavea na oportunidade, e da afirmação de que são poucos os veículos exportados para os Estados Unidos, o setor de partes e peças poderá ser afetado caso a medida fiscal avance.

A Toyota, por exemplo, exporta parte da sua produção de motores da fábrica de Porto Feliz (SP) para abastecer a produção do Corolla em fábricas instaladas no país norte-americano.


Inscreva-se no #ABX25 e conecte-se com as principais lideranças do setor automotivo


Segundo dados da própria montadora, a unidade produz anualmente 220 mil unidades de motores, com 21,6 mil unidades com destino aos Estados Unidos.

Segundo o CEO da Toyota no Brasil Evandro Maggio, a tarifa de 50% poderá mudar a configuração produtiva da montadora. Mas é preciso ainda “esperar os próximos desdobramentos” para tomar decisões.

Os dados do Sindipeças, entidade que representa os fabricantes de peças no país, mostram que no primeiro semestre os Estados Unidos seguiram como o segundo principal destino dos componentes produzidos aqui para exportação, atrás apenas da Argentina.

As exportações de peças para os EUA no período movimentaram US$ 560 milhões, segundo balanço da entidade.