logo

Fluxo de importação atrapalha vendas de carros eletrificados

Apesar do aumento em relação a 2023, licenciamentos de elétricos e híbridos em fevereiro não acompanham o mercado geral
Author image

Fernando Miragaya

07 mar 2024

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

As vendas de carros eletrificados no Brasil podem ter sido afetadas pelo fluxo de importações irregular em fevereiro. Esta é a visão da Anfavea, a associação das montadoras, ao publicar balanço da indústria automotiva do mês passado.

Segundo os dados da entidade, as vendas de carros eletrificados em fevereiro mais que dobraram em relação ao mesmo mês de 2023. Elas somaram 10.445 unidades, número 142% maior na comparação interanual.

Contudo, os licenciamentos de elétricos e híbridos no país não acompanharam o ritmo do mercado como um todo. Se em realação a janeiro houve aumento de 2,2% e alta dos licenciamentos em quase todos os segmentos (exceto ônibus), as vendas de carros eletrificados anotaram queda de 13% no período.


VEJA MAIS:

– Carros elétricos se destacam na venda de eletrificados

– Bancos de montadoras financiam 9% a mais em 2023


Para Marcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, essa retração pode ser explicada pelo fato de que os elétricos e híbridos plug-in são todos importados. E o fluxo de compras internacionais tiveram um ritmo de liberação “diferente” nos últimos meses. 

“Nossas importações tiveram um fluxo de liberação uniforme, com questões de paralisações e houve liberações que se concentraram em determinado momento. Isso não permitiu uma estabilidade plena no fluxo e isso pode ter se refletido em uma tecnologia ou outra”, acredita o executivo.

A Anfavea não citou especificamente quais as paralisações impactam essas importações, mas é notório que a greve do Ibama afetou a liberação, homologação e desembaraço de milhares de veículos importados.

Mix de vendas de carros eletrificados foi equilibrado

No recorte de fevereiro por tipo de tecnologia há quase um equilíbrio. Os elétricos responderam pela maior parte da venda de carros eletrificados, com 34,7%. Os híbridos plug-in representaram 33,5% enquanto os híbridos convencionais ficaram com 31,6%.

No acumulado do ano, o crescimento é mais expressivo. As vendas de carros eletrificados somam 22.467 unidades, 155% a mais do que o anotado no primeiro bimestre de 2023.