logo

Ford deve passar GM em vendas de elétricos nos EUA em 2021

A corrida das montadoras nos EUA pelo mercado de elétricos está ficando cada mais acirrada. Após a Ford anunciar planos de se tornar a segunda maior fabricante até 2023, chega uma nova pesquisa da Morgan Stanley dizendo que a montadora deve ultrapassar a GM em vendas de VEs este ano. Segundo o estudo, a Ford deve encerrar o ano com 27.399 unidades vendidas contra 24.810 da GM.
Author image

victor

30 nov 2021

2 minutos de leitura

mustangmache.png
Mustang Mach-E, o modelo que puxou as vendas da Ford

A Tesla é a líder absoluta do mercado americano, com mais de 70% das vendas. Mas a GM costuma sempre aparecer logo atrás graças ao Chevrolet Bolt, que tem 11% de share do mercado (números de agosto). 

No entanto, os dois modelos do Bolt são as únicas ofertas elétricas da GM no momento. E, graças aos incêndios que estão acontecendo por causa das baterias, a montadora decidiu em agosto paralisar a fabricação desses carros. Por isso, as vendas também estão congeladas.

Isso abriu espaço para a Ford, que lançou este ano seu Mustang Mach-E, um sucesso que vendeu 2.848 unidades só em outubro. A montadora também já tem 160 mil reservas para a picape F-150 Lightning, que começa a chegar aos compradores em dezembro e já é considerada um hit

A projeção da Morgan Stanley considera que o Mach-E repetirá sua performance em novembro e dezembro e que novas unidades do Bolt não serão vendidas este ano. A estimativa, porém, não leva em conta a GMC Hummer elétrica, que deve começar a ser entregue em dezembro. No entanto, é bastante improvável que a GM consiga vender 3 mil unidades do modelo só neste ano.

Tanto GM quanto Ford possuem ambições altas para o mercado de elétricos. A Ford está investindo US$ 30 bilhões, abrindo quatro novas fábricas e pretendendo vender 600 mil VEs por ano já a partir de 2023. Já a GM está investindo US$ 35 bilhões para lançar 30 modelos elétricos até 2025 e deixar de vender modelos a combustão em 2035.