
A GAC Motor pretende fabricar carros no Brasil – mais precisamente em Catalão, no estado de Goiás.
A própria fabricante revelou o plano ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que visita a China. A informação foi confirmada pelo “Estadão”.
A GAC vai disponibilizar uma frota de carros elétricos para uso durante a COP-30. O evento acontecerá em Belém, no estado do Pará, no mês de novembro.
Carros da GAC sairiam da fábrica da HPE em Catalão
A GAC produziria três modelos de carros em Catalão. Seriam eles o híbrido Emkoo e os elétricos Aion Y e Hyper HT.
A intenção seria construi-los na fábrica da HPE Automotores em Goiás, e iniciar as atividades por lá ainda neste ano.
Procurada por Automotive Business, a assessoria de imprensa da HPE Automotores afirmou que, “no momento, não existe confirmação de negociações com a GAC”.
Também consultamos a fabricante chinesa. A GAC também afirmou que não existe negociação alguma para uso da fábrica goiana.
GAC também quer construir centro de P&D no Nordeste
Além de fabricar veículos em Goiás, a GAC também disse a Lula que vai erguer um centro de pesquisa e desenvolvimento na região Nordeste. Segundo o “Estadão”, o local ainda não foi definido.
Com isso, de acordo com o jornal, os investimentos da GAC no Brasil agora giram em torno de US$ 1,3 bilhão.
O presidente da GAC Motor, Feng Xingya, foi o primeiro empresário recebido por Lula em audiência reservada em Pequim. Além de Xingya, Lula se reuniu com outros três presidentes de empresas locais.
Lula celebrou o anúncio e foi convidado pela GAC para a cerimônia de lançamento da marca no Brasil. O evento acontecerá no dia 23 de maio, em São Paulo (SP).
