logo

Montadoras

GM celebra 5 milhões de veículos fabricados em Gravataí

Planta inaugurada em 2000 tem capacidade produtiva anual de 330 mil unidades

Author image

Vitor Matsubara

22 jul 2026

1 minutos de leitura

Foto: Vitor Matsubara/AB

A General Motors (GM) celebrou nesta terça-feira, 22, a produção do carro de número 5 milhões em Gravataí (RS).

A fábrica foi inaugurada em 20 de julho de 2000 para produzir o Celta. Desde então, fez outros modelos como Prisma e Onix.

Metade dos carros vendidos pela GM vêm de Gravataí

O complexo tem capacidade produtiva atual de 330 mil unidades por ano em dois turnos. Ao todo, 13 fornecedores ficam no local.

A fábrica de Gravataí, inclusive, produziu metade dos 140 mil carros vendidos pela GM no primeiro semestre de 2026. Foram 70 mil unidades comercializadas no período.

A planta faz mais de um carro por minuto – são 64 veículos por hora. Atualmente, a GM faz por lá os modelos Onix, Onix Plus e Sonic.

Presidente da GM destaca inovação de Gravataí

Thomas Owsianski, presidente da GM América do Sul, elogiou a modernidade do complexo de Gravataí.

“Essa fábrica estabeleceu um novo padrão para a indústria automotiva e esse espírito inovador segue presente. Hoje, Gravataí é uma das fábricas mais modernas da General Motors”, disse.

O executivo também destacou a importância da planta gaúcha dentro da estratégia GM.

“Gravataí é uma das operações industriais mais competitivas da General Motors no mundo. Tem um papel estratégico dentro das nossas operações na América do Sul e continuaremos investindo aqui”.