
Na festa para celebrar o centenário de sua operação local, a General Motors aproveitou para mostrar o Chevrolet Spark EUV (de Electric Utilitary Vehicle). Com lançamento aguardado ainda para 2025, o utilitário esportivo elétrico deve disputar mercado entre os modelos zero emissão mais baratos oferecidos no Brasil, incluindo o BYD Dolphin Mini, líder do segmento.
A GM focou mais em gerar buzz acerca do carro do que em dar informações concretas acerca da estratégia para o modelo. O Spark desfilou no palco da comemoração na quinta-feira, 24, por alguns instantes apenas, sem qualquer informação.
Tanto o projeto quanto o SUV em si têm origem chinesa, fruto da joint venture entre General Motors e Saic. Lá ele é vendido com o nome Baojun Yep Plus. A proposta é de um compacto urbano, com dimensões mais modestas do que um Onix.
Na China, o jipinho elétrico usa motor com o equivalente a 101 cv e alimentado por baterias de 41,9 kW. Pelos otimistas padrões do país asiático, a autonomia é de pouco mais de 400 km.
5 lançamentos Chevrolet para 2025

Spark EUV é a versão Chevrolet do Yep Plus, da Baoujun, uma das marcas da GM/Saic na China,
Durante a comemoração do centenário, a GM prometeu lançar 10 carros eletrificados para os próximos anos. Além disso, a empresa pretende “diversificar suas áreas de negócio”, como indicou Santiago Chamorro, presidente da companhia para a América do Sul.
Já em 2025 chegam cinco novidades, prometeu a companhia. Entre eles, veículos totalmente inéditos e com novas tecnologias.
GM é a montadora mais antiga do Brasil
Com o encerramento das operações da Ford no Brasil, em 2021, a General Motors passou a ocupar a posição de fabricante de veículos com maior tempo de operação contínua no Brasil.
A GM já fez quase 20 milhões de veículos Chevrolet em território nacional e, segundo a própria montadora, um em cada cinco automóveis registrados no país exibe o emblema da marca.
