
A Honda fez alguns anúncios importantes no Japão. A montadora, que pode fazer um acordo de fusão com a Nissan, confirmou a estreia de novas tecnologias híbridas e a volta de um de seus modelos mais cultuados nos anos 1990: o Prelude.
O esportivo, inclusive, será equipado com a nova geração da tecnologia de propulsão híbrida da Honda. Conhecida como e:HEV, ela é encontrada nos atuais Civic e Accord e terá melhorias significativas.
Motorizações prometem maior economia e melhor dirigibilidade
Novos propulsores de 1,5 litro e 2,0 litros com injeção direta de combustível e ciclo Atkinson serão combinados com a próxima geração de plataforma de carros médios, que está em desenvolvimento.
A Honda promete que esta nova geração da tecnologia híbrida e:HEV terá uma melhoria no consumo de combustível, superior a 10% frente ao sistema atual combinado ao motor 2.0.
Já o motor 1.5 vai ampliar sua faixa ideal de rotações por minuto (RPM) em mais de 40% se comparado com o propulsor que atualmente equipa o Civic, por exemplo.
Recurso voltado para o prazer ao dirigir
A próxima geração do sistema híbrido e:HEV será equipada com o Honda S+ Shift. A funcionalidade promete controlar melhor as rotações do motor durante as acelerações e desacelerações.
O objetivo é proporcionar respostas mais diretas e trocas de marcha mais abruptas, resultando em uma experiência mais sensorial para o motorista.
Outra novidade é o sistema de tração integral elétrica (ou E-AWD) que pode equipar carros híbridos e elétricos. A tecnologia poderá distribuir o torque entre as rodas dianteiras e traseiras com base no nível de aderência dos pneus com o solo.
Novo Honda Prelude estreia em 2025

A Honda pretende oferecer o S+ Shift e o E-AWD em todos os seus futuros carros híbridos. O primeiro deles, inclusive, será o novo Prelude.
A sexta geração do cupê estreia em 2025 em diversos mercados para reviver um nome que fez bastante sucesso nos anos 1990, inclusive no Brasil.
Além de todas as funcionalidades supracitadas, a Honda diz que o S+ Shift vai simular os sons e as sensações das trocas de marcha. A ideia é “ajudar a entregar o equilíbrio perfeito de prazer ao dirigir a uma nova geração de clientes do Prelude”.

O novo Honda Prelude será lançado nos EUA e no Japão até o fim de 2025. E vai desembarcar na Europa no primeiro semestre de 2026.
