logo

Horse aumenta produção de motores no Brasil

Joint venture entre Renault e Geely faz novo investimento para fabricar segundo conjunto turboflex em sua unidade no Paraná
Author image

Fernando Miragaya

04 set 2024

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A linha de motores produzidos pela Horse no Brasil foi ampliada. A joint venture entre Renault e Geely iniciou a fabricação de um novo motor turboflex na unidade de São José dos Pinhais (PR).

A Horse investiu R$ 100 milhões para a produção dos motores da família HR13. São os propulsores 1.3 que equipam versões mais caras do Renault Duster e da picape Oroch. Na linha de montagem paranaense já eram feitos os conjuntos 1.0 HR10, também turboflex, do Kardian.


LEIA MAIS:– Geely já conversa com fornecedores e discute parceria com Renault no Brasil

– Aramco compra 10% da Horse, da Renault e Geely


O motor 1.3 turboflex gera 170 cv de potência com etanol e 167 cv, com gasolina. Essa linha HR13 nacionalizada também deverá servir aos futuros modelos da marca francesa por aqui, entre eles um novo SUV médio. Os próximos carros da Nissan no Brasil também podem vir a receber os motores da Horse.


Entenda mais sobre os desafios de novos materiais e geração de energia


Além disso, segundo a Horse, os motores já estão em processo de homologação para atenderem aos futuros padrões do Proconve L8, que passam a vigorar em 2025 no Brasil.