
O HB20 brasileiro de cara nova desembarcou na Colômbia. A Hyundai Motor Brasil (HMB) iniciou a exportação do compacto com a reestilização feita em meados de 2022. O carro é vendido para o país sulamericano com um motor que o hatch não usa mais aqui.
O modelo da Hyundai é exportado para a Colômbia com o 1.6 16V aspirado a gasolina da família Gamma. O HB20, na linha 2022, deixou de usar esse motor no Brasil – hoje, o conjunto mecânico só equipa o Creta Action, a versão antiga do SUV.
Hyundai HB20 recheado na Colômbia
A continuidade do motor 1.6 para exportação é justificada pela boa aceitação no mercado colombiano. No país andino, o HB20 brasileiro é vendido com opções de câmbio manual de cinco marchas ou automático, de seis.
Segundo a Hyundai, o HB20 enviado para a Colômbia tem seis airbags, câmera de ré, rodas diamantadas, alarme, limitador de velocidade, multimídia com tela de 8”, entre outros. A expectativa é vender 5 mil unidades do hatch este ano nas 80 revendas da marca sul-coreana.
Produzido em Piracicaba (SP), o HB20 aqui só usa os motores 1.0 três-cilindros, aspirado ou turbo. O hatch foi o carro de passeio mais vendido do país em 2022, com pouco mais de 96 mil unidades emplacadas no acumulado. Porém, no primeiro mês deste ano, o compacto perdeu a ponta para o Chevrolet Onix.
