
O programa Geração Futuro Profissionalizante formou sua segunda turma em mecânica automotiva básica na cidade de São Paulo. Ao todo participaram 17 alunos de comunidades da Vila Prudente, na zona leste da capital paulista.
O foco é oferecer formação técnica em mecânica automotiva e habilidades socioemocionais gratuita para jovens e adultos de baixa renda com o objetivo é preparar essas pessoas para entrar no mercado de trabalho.
O programa é realizado pela Renault em parceria da com o SENAI SP e a ONG Arca do Crescer.
O Geração do Futuro foi criado em 2022 na fábrica de São José dos Pinhais (PR), e ampliado para São Paulo em 2025 para atender as comunidades da Vila Prudente.
“O programa é um sucesso comprovado pela taxa de empregabilidade, que hoje está em 64,7%”, afirmou o vice-presidente do Instituto Renault, Caíque Ferreira.
A primeira turma do programa em São Paulo se formou em julho com 16 alunos.
Como funciona o Geração Profissionalizante do Instituto Renault
O Programa Geração Futuro tem quatro modalidades e já formou 856 jovens e adultos.
O curso de mecânica básica do Geração Futuro Profissionalizante tem 211 horas de duração em mecânico de veículos leves, ministrada pelo SENAI-SP, com aulas teóricas e práticas.
A Arca do Crescer, conduz formações para desenvolver habilidades socioemocionais. As oficinas abordam temas como comunicação, ética, trabalho em equipe e comportamento profissional.
Além disso, os alunos tiveram experiências práticas em uma concessionária Renault, vivenciando o dia a dia da profissão e o funcionamento de uma oficina automotiva.
As concessionárias Sinal, Rpoint e Amazonas abriram suas portas para as atividades práticas e também oferecem oportunidades de estágio e emprego.