logo

IA

87% do setor investe em IA, aponta pesquisa da KPMG

Levantamento revela que executivos acreditam em revolução tecnológica nos próximos três anos e se preparam para os desafios da próxima década
Author image

Redação AB

24 nov 2025

2 minutos de leitura

Uma nova pesquisa da consultoria KPMG revela que 87% dos executivos do setor automotivo estão investindo fortemente em inteligência artificial (IA) e tecnologias emergentes. O levantamento analisa também o impacto a curto prazo e longo prazo, as novas estratégias do setor e a chegada de novos players.

A “Pesquisa Global Anual com Executivos do Setor Automotivo” revelou que 17% dos entrevistados acreditam que o modelo de negócios, produtos e operações de suas empresas serão completamente transformadas pela tecnologia em três anos.

O relatório analisou também como as empresas automotivas estão se adaptando às disrupções tecnológicas, geopolíticas e regulatórias, além de entender quais são as estratégias de transformação mais eficazes para a próxima década.

Executivos avaliam abraçar novos players ou fortalecer tradicionais

Em relação a entrada de novos players no setor, os executivos ficam divididos. Enquanto 73% acreditam que novos entrantes vão substituir os fabricantes tradicionais, outros 70% acreditam que as empresas tradicionais podem recuperar o domínio mercado com novas estratégias.

Para isso, praticamente todos os executivos entrevistados (90%) afirmam que parcerias estratégias já contribuíram ou serão importante para o crescimento dos negócios.

O setor passa por uma fase de reestruturação e fortalecimento local. Segundo os entrevistados, 73% apontam que estão reestruturando ativamente as cadeias de suprimentos, priorizando modelos regionais ou de produção local para consumo local.

Além disso, 27% dos executivos consideram a satisfação do cliente como fundamental para a lucratividade de longo prazo.

5 temas que vão dominar o setor automotivo na próxima década

  • A pesquisa da KPMG revelou ainda os cinco temas que dominarão o mercado na próxima década:
  • redefinição do que é escalável e tem valor para o negócio;
  • gerenciamento e controle da estratégia digital;
  • desenvolvimento de um mecanismo de relacionamento com o cliente em tempo real orientado por dados;
  • implementação de estratégia de resiliência regional; e estruturação do ecossistema antes que as concorrentes o façam.