logo

Iveco lança caminhões a gás e Daily elétrico dentro de programa de descarbonização

Na Fenatran, marca apresenta o Brasil Natural Power com aposta em propulsão alternativa
Author image

Fernando Miragaya

07 nov 2022

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Gás natural, biometano e eletrificação. Essa é a rota que a Iveco promete focar com o Brasil Natural Power, seu programa de descarbonização que prevê parcerias e já contempla três novos produtos com motores alternativos, todos apresentados na Fenatran, que ocorre de 7 a 11 de novembro no São Paulo Expo.


Leia também:
– Volvo vai fabricar caminhões elétricos no Brasil
– DAF lança linha de caminhões Euro 6 com novo motor PX-7


“O gás natural é o próximo passo para a propulsão alternativa para médias e longas distâncias, em especial o biometano”, cravou Márcio Querichelli, presidente Iveco América Latina durante a Fenatran.

Caminhões a gás natural da Iveco

O evento serviu de palco para o lançamento de dois novos produtos movidos a gás natural. Um deles é o recém-lançado S-Way. A nova versão tem 460 cv de potência e promete autonomia de 500 km com redução de 95% de CO2, quando com uso de biometano.

Para o segmento de transporte em centros urbanos, a Iveco também mostra na Fenatran o Tector a gás natural. Segundo a empresa, o alcance do caminhão é de 300 km.

Iveco Daily na tomada

Contudo, uma das atrações do estande da fabricante, obviamente, é 100% elétrico. Trata-se do eDaily, recentemente lançado na Europa. Para cá, será apresentado em configurações furgão e chassi-cabine e com aplicações de 3,5 a 7 toneladas.

De acordo com a Iveco, estas variantes elétricas do Daily terão modularidade de baterias e autonomias, conforme a necessidade da operação do veículo. A marca não falou em preços, mas as vendas começam em 2023.

Motores adequados ao Proconve

Ao mesmo tempo, a marca estendeu ao restante da linha os conjuntos mecânicos já adequados ao Proconve P8. 

Na carona, a linha 2023 do Tector, de 9 a 31 toneladas, recebeu controle eletrônico de estabilidade, novo câmbio e sistema pós-tratamento de gases desenvolvido pela FPT Industries. A promessa é de 6% na redução de consumo de combustível.

Já o restante da gama Daily também passou pelas adequações que já tinham sido implementadas na configuração de 3,5 toneladas. Agora, toda a linha de furgões até 6,5 toneladas está de acordo com o Proconve P8 e também com promessa de economia de 6% no consumo.

“Está é a materialização do investimento na nossa estratégia de crescimento no Brasil que tem dado muito certo. Triplicado os volumes nos últimos três anos e focamos no desenvolvimento do S-Way”, destacou Querichelli.

A cobertura da Fenatran 2022 é patrocinada por: