
A Iveco aposta em um crescimento significativo do mercado de veículos comerciais no país e trata de tentar se diferenciar. Durante a Fenatran, que vai de 7 a 11 de novembro, a fabricante apresentou a aguardada transmissão automática para a linha Daily e projetou números vultosos para o mercado brasileiro de caminhões e vans/furgões.
Segundo Gerrit Marx, CEO do Grupo Iveco, a montadora tem forte expectativa sobre o mercado brasileiro – a marca anunciou, em fevreiro, ciclo de investimento de R$ 1 bilhão na região. Além disso, vislumbra que o segmento de veículos comerciais pode manter o ritmo de evolução.
Potencial para veículos comerciais da Iveco
“Eu sei que há um grande potencial aqui. Só o Brasil é responsável por quase 60% do mercado de caminhões da América Latina. O país cresceu em ritmo acelerado de quase 15% ao ano nos últimos cinco anos”, destacou Marx durante a Fenatran.
O executivo projeta números otimistas para o país. “Se o Brasil continuar a superar desafios de infraestrutura e logística, e adotar as necessárias reformas governamentais, essa impressionante tendência poderá nos levar a ultrapassar a marca de 170 mil caminhões e vans por ano neste país”, aposta. Em 2021, pelos números da Anfavea, o volume de vendas de caminhões, vans, furgões e chassis-cabines ficou em cerca de 140 mil.
Daily, enfim, tem versão automática
Para seguir no embalo desse crescimento do mercado, a Iveco trata de mexer na linha Daily. Além da expansão dos motores Euro 6 para o restante da gama até 6,5 toneladas, e da nova variante elétrica – que chega em 2023 -, a gama do comercial leve também estreia a aguardada transmissão automática.
O Daily Hi-Matic usa câmbio ZF de oito marchas, com modos Eco (para otimizar o consumo) e Power (que trabalha em rotações mais altas), além de possibilidade de mudanças sequenciais manuais. A caixa vai estar disponível desde as versões 35-180 até 65-180, sempre com o motor FPT F1C Max de 180 cv e 44 kgfm.
A cobertura da Fenatran 2022 é patrocinada por:
