logo

Kia vai usar plástico do oceano em seus carros elétricos

Projeto da marca sul-coreana quer reciclar 55 toneladas de material retirado do Pacífico
Author image

Fernando Miragaya

05 set 2023

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

As 55 toneladas de plásticos retirados do Oceano Pacífico pela Kia Motors em parceria com a The Ocean Cleanup já têm destino certo. O material será reciclado e usado nos novos carros elétricos da marca sul-coreana.


LEIA MAIS:– Falta de peças afeta vendas da Kia no Brasil– Kia interrompe produção do EV6 por conta de incêndio em fábrica


A parceria teve início em abril de 2022. A retirada da chamada Great Pacific Garbage Patch (GPGP) – algo como Grande Mancha de Lixo do Pacífico – começou pela Ilha de Vancouver, no Canadá, com o uso da tecnologia de extração chamada System 002.

Considerada a maior acumulação mundial de resíduos flutuantes, a grande mancha de lixo tem área de superfície estimada em 1,6 milhões de quilómetros quadrados – o equivalente a três vezes o tamanho da França. A captura de 55 toneladas sw plástico foi considerada um recorde.

Plástico reciclado nos carros elétricos da Kia

A Kia diz que a reciclagem do plástico capturado do oceano começará em breve e que parte do material será aproveitado em novos modelos zero combustão. A fabricante ressalta que já implementa soluções sustentáveis em seus veículos, como carpetes e revestimentos feitos de garrafas PET, couro de base biológica e tintas sem BTX (Benzeno, Tolueno e Xileno). 


– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


Um dos novos arros elétricos da Kia, o EV9, já usa itens recuperados do oceano e reciclados, como redes de pesca recuperadas do oceano. Esses materiais foram usados na produção dos tapetes do veículo. Segundo a marca, os componentes utilizados na construção do modelo feitos de plástico reciclado e materiais sustentáveis pesam aproximadamente 34 kg.