
A Kinto, serviço de mobilidade da Toyota, completa este ano cinco anos de operações no Brasil com números expressivos e indicando que o mercado de frotas corporativas ainda tem muito a crescer.
Se lá em 2020, quando a Kinto iniciou suas atividades por aqui, a frota contratada era de cerca de 300 veículos Toyota, hoje, cinco anos depois, o número chega a 8 mil unidades com mais de 2 mil clientes.
A frota, contudo, está aquém do planejado pela Kinto para o ano à época do seu lançamento, cerca de 12 mil unidades. E o diretor regional de mobilidade da Toyota, Roger Armellini, reconhece que isso ainda é uma etapa a cumprir.
Por outro lado, disse o executivo à reportagem de AB, a empresa conseguiu superar outros desafios nesses primeiros anos de vida.
Frota da Kinto está disponível em toda a rede Toyota
O primeiro foi levar a Kinto a 100% da rede de concessionários Toyota, meta alcançada em 2021. Depois, conseguir diversificar a sua carteira de clientes em segmentos onde a montadora não conseguia constituir frota.
“Começamos com frotas pequenas e, hoje, temos veículos em empresas como Klabin, Gerdau e Bradesco, por exemplo”, disse Armellini. “Conseguimos expandir para setores como o de serviços, de tecnologia e de alimentos.”
O executivo contou, ainda, que as frotas da Kinto empregadas em clientes têm, no mínimo, 20 veículos, cada.
A frota total contratada é formada em sua maioria pelo modelo compacto Yaris, 50% do total. Modelos da linha Corolla, por sua vez, representam outros 25% e a picape Hilux, 20%. A fatia restante corresponde a modelos da marca Lexus.
“Podemos dizer que o nível de adoção do serviço de frota corporativa está mais maduro, ainda que muitos clientes tenham frotas formadas por ativos próprios”, afirma o executivo, indicando que ainda há espaço para a Kinto crescer no mercado.
O executivo acrescentou que os serviços de mobilidade hoje em dia são levados em consideração no momento em que um novo veículo está sendo desenvolvido por uma fabricante.
“Quando um veículo nasce, ele nasce para atender a área de serviços da montadora”, contou.
Mercado de locação fatura R$ 39 bilhões
São cinco os tipos de serviços na oferta da Kinto. O Kinto Share, de aluguel de carros; o Kinto One, de assinatura; o One Fleet, de gestão de frotas corporativas; o Kinto Flex, de assinatura com troca; e o Kinto Ride, de caronas.
O mercado de locação no Brasil, segundo dados de 2024 da Abla, a associação das locadoras, faturou R$ 52,9 bilhões em 2024, alta de 17,8% em relação a 2023. A frota total do segmento chegou a 1,61 milhão de automóveis e comerciais leves
Já o mercado de assinaturas ainda se mostra embrionário no país. Estima-se que 10% das frotas das empresas do setor são contratados nessa modalidade.
