logo

Kwid: entre a eficiência do elétrico e o custo benefício do carro mais econômico do país

O dia a dia na cidade com a versão E-tech do subcompacto da Renault tem prós e contras que podem fazer gastar (ou não) muito mais pelo EV
Author image

Fernando Miragaya

02 fev 2023

3 minutos de leitura

Imagem de Destaque


O Kwid E-tech resume bem o dilema que é ter um carro elétrico. A variante zero combustão do subcompacto da Renault é basicamente igual ao modelo com motor térmico. Não fosse a ausência de barulho e alguns detalhes no desenho aqui e acolá, o motorista passaria batido pelo EV.

Só não passaria na hora de comprar. O Kwid elétrico custa mais que o dobro da versão de entrada do carrinho. A conversa que tive no novo episódio do Autorama Podcast com o jornalista Marcelo Monegato, da Webmotors, é justamente sobre isso: vale a pena investir essa grana toda na versão zero combustão do Renault?

Entre a economia na concessionária ou na bomba

Até porque, no novo programa ainda debruço sobre outra questão em torno do Kwid. O hatch a combustão é o carro mais econômico do país, conforme Automotive Business noticiou recentemente

Pela tabela 2023 do Inmetro, seja com etanol ou gasolina, as médias do Kwid são as melhores na cidade. Ainda mais depois que o carro teve o motor 1.0 recalibrado para o Proconve L7.

Tabela de consumo é apenas referência

Aqui, aproveito a deixa das medições do PBEV para ressaltar que as médias aferidas lá não são uma verdade absoluta.

Isso porque é uma chiadeira sem fim quando se faz qualquer reportagem ou conteúdo sobre a eficiência dos veículos no país. Tem sempre aquele que fala que nunca alcançou nem perto de tal média na cidade, ou que o carro dele consome muito menos do que o publicado na tabela.

Sim, várias variáveis interferem nesse consumo, especialmente o modo de direção e a manutenção do veículo – e até o tipo de piso e topografia onde ele circula. A tabela serve para você saber que, dentro do seu perfil, tal carro consome tantos por cento a menos ou a mais que o outro. Simples assim.

Ou seja, você pode perfeitamente fazer médias bem melhores que as que estão na tabela do PBEV. Como também ter consumo pior se não fizer a manutenção correta, botar qualquer lubrificante no motor, andar sempre com os pneus descalibrados e acelerar como se fosse o Lewis Hamilton…

Polo Track mais barato!

E o Polo Track que furou o olho da própria Volkswagen? Pois é, as concessionárias da marca alemã já receberam o hatch compacto de entrada, que vai ocupar o lugar do Gol para ser o modelo mais barato da montadora.

O carro, na teoria, só será lançado oficialmente daqui a 10 dias. Inclusive, a gente vai contar aqui na Automotive Business e no Autorama como anda esse Polo, que é mais aliviado em equipamentos e que chegou, inclusive, mais barato do que o anunciado em dezembro.

Como assim? Dá o play no Autorama para você entender que milagre foi esse!



             Fernando Miragaya é jornalista especializado em automóveis, editor de soluções de conteúdo da Automotive Business e apresenta o Autorama Podcast desde 2018.

*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business