
O Mobilidade Verde e Inovação (Mover) incluiu a Lecar na lista de empresas homologadas para receber incentivos do programa setorial. Desta forma, a fabricante brasileira estima que vá receber até R$ 3 bilhões em recursos.
A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta quinta, 5. Com a habilitação ao Mover, a Lecar poderá usufruir de crédito presumido do IPI de 32%, junto ao ressarcimento do PIS/Pasep e da Cofins.
A Lecar é uma marca nacional que planeja erguer uma fábrica em Sooretama, a 119 km de Vitória (ES). Os investimentos somam R$ 870 milhões.
Depois do Mover, Lecar planeja SUV híbrido
Em agosto de 2024, a montadora informou que pretende produzir o SUV-cupê 459. O modelo usará conjunto híbrido flex fornecido pela Horse.
Segundo a empresa, a entrada no Mover favorece atividades de pesquisa e desenvolvimento.
“Temos o compromisso de devolver ao Brasil, através de agregação de valor, diversificação e desenvolvimento do mercado regional, todas as contrapartidas previstas em Lei, o que faremos com muita responsabilidade e orgulho”, afirmou Flávio Figueiredo Assis, CEO e fundador da Lecar.
A Lecar chegou a cogitar começar suas operações com carros 100% elétricos. E também teria negociado a aquisição da ex-planta da Ford em Camaçari (BA), hoje nas mãos da BYD.
