logo

vendas

Licenciamentos de veículos apresentaram estagnação em janeiro

Volume total de veículos licenciados no mês foi similar ao visto em janeiro do ano passado, mostrou balanço da Fenabrave
Author image

Redação AB

03 fev 2026

1 minutos de leitura

Os licenciamentos de veículos iniciaram o ano praticamente estagnado, apontaram os dados do Renavam divulgados pela Fenabrave, a associação que representa o setor de distribuição de veículos no país, na terça-feira, 3.

Os números mostram 170,5 mil unidades registradas no país, 0,38% a menos do que em janeiro do ano passado. Na comparação com dezembro, a queda foi de 39%.

O comportamento dos emplacamentos de veículos leves mostraram apresentaram alta de 1,64%, com 162,5 mil unidades registradas. Desse total, 125 mil unidades corresponderam aos modelos de automóveis (+1,4%) e 37,3 mil unidades aos modelos de comerciais leves (+2,2%).

“O segmento de automóveis e comerciais leves apresentou desempenho estável frente a janeiro do ano passado, apesar do menor número de dias úteis de 2026. O comportamento sinaliza que há demanda, mas ainda condicionada ao custo do crédito e à renda das famílias”, informou a Fenabrave em nota.

Por outro lado, o mercado de caminhos começou 2026 como terminou 2025, ou seja, em queda. O balanço da Fenabrave mostrou que foram licenciadas em janeiro 6,3 mil unidades, 30% a menos do que em janeiro do ano passado e 35% a menos na comparação com o volume registrado em dezembro.

No caso dos ônibus, os licenciamentos somaram 1,6 mil unidades em janeiro, 23,5% a menos ante o resultado de janeiro do ano passado e 34% a menos do que dezembro.