logo

emplacamentos

Locadoras puxam licenciamentos de veículos no começo de novembro

Mesmo com menos dias úteis, emplacamentos crescem em relação à primeira quinzena de outubro
Author image

Fernando Miragaya

18 nov 2024

1 minutos de leitura

O mercado de carros 0 km já está em ritmo de férias – no sentido mais positivo possível do termo para o setor. Isso porque, já de olho nos estoques para o período de fim de ano, frotistas puxaram os licenciamentos de veículos na primeira quinzena de novembro.

Levantamento da Bright Consulting mostra que as vendas diretas fizeram os emplacamentos crescerem significativamente. Foram 118.614 unidades entregues nesta metade inicial do mês.

Desta forma, os licenciamentos de veículos tiveram alta de 45% em relação aos 81.848 emplacamentos da primeira metade de novembro de 2023.

Mais da metade dos licenciamentos de veículos foram vendas diretas

Houve, ainda, crescimento de 4,7% em relação à primeira quinzena de outubro, que teve 11 dias úteis – um a mais que o recorte de novembro.

Segundo a Bright, 54% dos licenciamentos de veículos nesta quinzena de novembro foram de vendas diretas.

O pico deste modelo de negócio se deu em 14 de novembro: 67% dos licenciamentos anotados neste dia. A consultoria credita esse apetite à preparação das locadoras para o período de férias de fim de ano.

Média diária do licenciamento de veículos também cresceu dois dígitos

A média diária de vendas foi de 11.861 veículos por dia. Crescimento de 30% em relação ao mesmo período de 2023 (9.094). E evolução de 15% sobre a quinzena de outubro (10.298).

A Bright destacou os licenciamentos de veículos eletrificados, que chegaram a 6.816 unidades, com 5,7% do mercado total. Destas vendas, 36,8% foram de modelos puramente elétricos, 35% híbridos plug-in e 28,2% híbridos plenos ou leves.