logo

Lugar de mulher é na oficina: empreendedora virou mecânica para atender bem o público feminino

Autorama Podcast entrevista a empresária que decidiu ter seu próprio negócio depois de ser enganada pelo fato de ser uma cliente mulher
Author image

Fernando Miragaya

10 mar 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque


O Mês da Mulher é sempre celebrado. Mas de nada adianta mandar flores e mensagens fofas (já carregadas no estereótipo do rosa) e não exercitar o respeito no dia a dia. Ainda mais no segmento automotivo, ainda predominantemente masculino e – infelizmente – machista.

E quando falamos em exercer o respeito às mulheres no setor, vai de ponta a ponta. Principalmente na área de reparação automotiva. Um ambiente que muitas vezes é visto como “hostil” por homens que “não entendem de carro”, pode deixar uma mulher ainda mais na defensiva.


LEIA MAIS:
– 8 de março: Conheça cinco lideranças femininas inspiradoras do setor automotivo
– ‘Diziam que eu era maluca’, lembra primeira engenheira da Stock Car


Foi nesse caso clássico de preconceito contra a figura feminina que mudou a vida, profissional e pessoal, de Luciana Félix. Depois de levar o carro que tinha para o conserto e ser enganada por duas vezes, esta mineira, hoje com 41 anos, transformou a paixão que já tinha por carros em uma carreira e, mais que isso: um propósito de inclusão.

Depois de estudar mecânica e fazer inúmeros cursos, há mais de 10 anos ela fundou o Na Oficina da Lu. O estabelecimento, localizado em Belo Horizonte, prega um atendimento humanizado e inclusivo para os clientes em geral, em especial mulheres.

No episódio desta semana do Autorama Podcast, Lu fala sobre sua trajetória e como fez (e faz) para vencer os desafios e preconceitos que ainda persistem. E conta como a indignação do passado e suas experiências profissionais a ajudaram a moldar o seu negócio.

De olho na concorrência, Fiat mexe na tabela da Strada

O episódio do Autorama também destaca a redução de preços na linha Fiat Strada. Uma notícia sempre bem-vinda em tempos de aumentos sucessivos nos carros 0 km, mas que tem como principal razão o lançamento da nova Chevrolet Montana.

Ainda de olho nas cifras dos carros, o programa fala dos preços do Haval H6. Entenda porque a gama de SUVs híbridos da chinesa Great Wall está bastante competitiva.

Espero que curtam o programa, com um convite ao exercício do anti-machismo diário, o respeito à mulher sempre e à conscientização das futuras gerações neste caminho.

Abraços e até a próxima.



             Fernando Miragaya é jornalista especializado em automóveis, editor de soluções de conteúdo da Automotive Business e apresenta o Autorama Podcast desde 2018.

*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business