
O município paulista de Tupã, a 450 km da capital, é a mais nova cidade brasileira a anunciar a adoção de tarifa zero. A gratuidade será total, válida para todos os cidadãos, em todas as linhas, em qualquer dia e horário, e começa a valer a partir do dia 1o de maio.
Até então, Tupã tinha tarifa de R$ 2 para seus ônibus, além de gratuidades específicas para estudantes e idosos. A cidade, que tem 60 mil habitantes, tem quatro linhas de ônibus que atendem 38 mil usuários todo mês.
Uma das linhas faz a ligação entre a cidade e os distritos de Parnaso, Varpa e Universo, localizados, respectivamente, a 7 km, 26 km e 13 km, do centro de Tupã.
Tarifa zero também valerá para turistas em Tupã
Para usufruir da gratuidade, será preciso ter uma carteira de identificação, que terá emissão gratuita feita pela Subsecretaria de Trânsito. Como Tupã é uma cidade turística, o benefício também será estendido aos visitantes, que poderão utilizar vales para viajar gratuitamente nos coletivos do município.
Segundo o prefeito Renan Pontelli (PSDB), o município espera um aumento de 40% no número de usuários no sistema. Pontelli também revelou que pretende ampliar as linhas já existentes para que passem a atender mais bairros e que pretende reformar os 153 pontos para que ganhem proteção contra sol e chuva.
Com isso, chegam a 123 as cidades brasileiras que adotaram a tarifa zero total em seus sistemas de transporte público, de acordo com levantamento do pesquisador Daniel Santini, da Fundação Rosa Luxemburgo.