
A linha de ônibus elétricos da Marcopolo para o México já está na cara do gol. A filial da empresa brasileira afirmou que vai produzir uma linha de veículos urbanos zero combustão no país latino-americano.
A revelação foi feita durante o Expo Foro 2024, na Cidade do México, que vai até esta sexta, 1. No evento, a Marcoplo também expôs novos modelos rodoviários para o mercado local.
VEJA MAIS:
– Mesmo com queda na produção, Marcopolo tem aumento no lucro de mais de 85%
– Marcopolo vai investir R$ 20 milhões em unidade de peças
O ônibus Torino Elétrico que será produzido pela Marcopolo no México tem 12 metros de comprimento, 3,5 m de altura e 2,53 m de largura. O modelo usa chassi BYD BS11S01 e foi mostrado em configuração com 21 bancos, capacidade para 65 passageiros em pé e dois espaços para PcD.
Ao todo, o ônibus elétrico da Marcopolo para o México tem quatro portas no entre-eixos, com altura de 1,06 m em nível de plataforma. O modelo tem tomadas USB para todas as poltronas, rack para o transporte de bicicletas na parte dianteira, painéis de itinerário frontal e laterais de LED e ar-condicionado automático.
A Marcopolo ainda não tem números de produção de sua linha de ônibus elétricos no México. Segundo apurou a reportagem, o volume depende das licitações para transporte público dos municípios do país. Até o momento, só a cidade de Monterrey previu a compra de 21 veículos elétricos em edital.
Além do Torino, a Marcopolo também pretende fornecer outro ônibus elétrico no México, o Attivi. A encarroçadora brasileira está em negociações com fabricantes asiáticas para aplicar a carroceria, mas não descarta o uso de um chassi próprio na região.
Marcopolo mostra ônibus urbanos e rodoviários no México
Durante o mesmo evento na capital mexicana, a Marcopolo exibiu outros modelos voltados para o mercado local. Entre eles, a linha Paradiso G8 nas versões 1800 DD e 1350 – este último ônibus também será fabricado por lá.
A empresa também lançou o Boxer Geração 4. De acordo com Lucas Gabardo, gestor-geral da Marcopolo México, o ônibus já tem 400 pedidos em carteira. As entregas começarão a partir de março.
