logo

Mercado de carros usados bate recorde em agosto

Vendas automóveis e comerciais leves de segunda mão atingem quase 1 milhão de unidades
Author image

Fernando Miragaya

06 set 2022

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O segmento de veículos de segunda mão pegou embalo. Em agosto, o mercado de carros usados bateu recorde no ano, com 968 mil unidades de automóveis de passeio e comerciais leves vendidas. O desempenho foi 11% superior a julho, até então o melhor mês de 2022.

Os dados são da Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias de veículos. Na comparação com 2022, os números indicam queda – ainda que em ritmo menor. Em relação a agosto de 2021, o mercado de automóveis e comerciais leves usados apontou recuo de quase 10%.

Mercado de usados no acumulado do ano

Já no acumulado do ano, as vendas de seminovos e usados desta categoria somam 6,21 milhões de unidades. O número é 18% menor que as negociações somadas nos oito meses de 2021.

Patrocínio

Ao considerar todos os segmentos (além dos carros, caminhões, ônibus, implementos rodoviários e motos), o mercado de usados teve mais de 1,31 milhão de unidades negociadas em agosto, 9% a mais que em julho.

Fenabrave celebra recorde de agosto

Na soma total do mercado de usados no ano, as vendas chegaram a 8,53 milhões, 16% a menos que o acumulado de janeiro a agosto de 2022.


Todo o ecossistema automotivo e da mobilidade em um só lugar: inscreva-se no #ABX22 – Automotive Business Experience


“São dois meses seguidos de alta, nos quais as transações de usados tiveram seus melhores resultados até agora. O setor automotivo vem consolidando o movimento de recuperação, após um início de ano desafiador”, comemora José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave.

Implementos são o destaque

Por categoria, em agosto o setor de implementos rodoviários foi o destaque no mercado de usados. Com mais de 9 mil unidades, o segmento registrou crescimento de 18,7% em relação a julho de 2022.

Já o mercado de caminhões registrou a segunda maior alta de todo o mercado de usados na comparação com o mês anterior: 14,3%, com 34.234 unidades. Os ônibus tiveram crescimento de 12,1%, com 4.627 negociações, e as motos apontaram evolução de 9,3%, com 290 mil vendas.