logo

Motoristas têm medo de veículos autônomos

Pesquisa feita nos EUA revela temor e desconfiança da população em relação aos carros que andam sozinhos
Author image

Fernando Miragaya

02 mar 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Quem tem medo de veículos autônomos? Muita gente. Pelo menos é o que revela recente pesquisa feita pela American Automobile Association (AAA). O levantamento aponta que (bem) mais da metade dos motoristas norte-americanos têm receio dos carros que andam sozinhos.


– #ABX23: Inscreva-se já no maior evento do ecossistema automotivo


O estudo da AAA revela que 68% dos motoristas demonstraram preocupação em andar em veículos autônomos. O que revela um aumento significativo na desconfiança da população. Na pesquisa feita pela entidade em 2022, o número de pessoas que tinham medo da tecnologia foi de 55%.

Veículos autônomos ainda provocam dúvidas

A pesquisa também mostrou que muitos motoristas ainda têm dúvidas quanto à funcionalidade dos sistemas de auxílio à condução. Um exemplo é que 10% dos entrevistados acreditam que podem até dormir enquanto o veículo autônomo anda sozinho – um nível de automação que ainda não está disponível no mercado.

Além disso, 22% dizem que os nomes dos sistemas de auxílio ao motorista confundem o usuário. Para os entrevistados, termos como Autopilot (Tesla), Pilot Assist (Volvo) e ProPILOT (Nissan) dão a entender que são dispositivos que permitem que o carro ande sozinho sem qualquer interferência ou supervisão do condutor.

Greg Brannon, diretor de pesquisa automotiva da AAA, disse que o resultado do estudo não causa surpresas. Especialmente devido aos recentes incidentes que envolveram veículos autônomos.


RELEMBRE:
– Tesla faz recall por risco de acidente com modo autônomo

– GM muda software de carro autônomo após acidente nos EUA
– EUA investiga carros autônomos da GM


“Não esperávamos um declínio tão significativo na confiança em relação aos anos anteriores, mas, com o número de acidentes que ocorreram devido ao excesso de confiança nas tecnologias de veículos autônomos, o resultado não é totalmente surpreendente”, resumiu.

De qualquer forma, o futuro deve reservar mais crença nos veículos autônomos. A pesquisa ouviu mais de 1.000 motoristas nos Estados Unidos e a maioria das pessoas disseram que, apesar do medo, estão dispostos a comprar carros com itens como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e sensor de ponto cego.