logo

carros elétricos

Nissan faz parceria tecnológica por baterias de estado sólido para carros elétricos

Acordo com LiCAP Technologies deve otimizar desenvolvimento de nova geração de veículos elétricos
Author image

Redação AB

28 ago 2025

2 minutos de leitura

Parceria da Nissan visa acelerar produção de baterias de estado sólido para carros elétricos
Parceria da Nissan visa acelerar produção de baterias de estado sólido para carros elétricos

A Nissan fechou uma parceria com a empresa norte-americana LiCAP Technologies para desenvolver tecnologias de produção de baterias de estado sólido para carros elétricos.


Na era dos eletrificados, o Brasil será fornecedor ou comprador de baterias? Esse debate e muito mais no #ABX25


A fabricante diz que desenvolve um processo de produção de eletrodo a seco para o cátodo, o que, segundo a empresa, é benéfico para a produção eficiente e a comercialização das baterias de estado sólido.

Eletrodos a seco são mais eficientes e ecológicos

Os eletrodos produzidos a seco eliminam a necessidade de secagem e recuperação de solventes. Isso reduz significativamente os custos de fabricação das baterias de estado sólido e seu impacto ambiental.

A Nissan ressaltou, porém, que alcançar uma alta eficiência na produção segue “um grande desafio para os eletrodos a seco”.

A LiCAP é proprietária da tecnologia chamada Activated Dry Electrode. A empresa garante que esse sistema traz vantagens significativas em eficiência de produção e desempenho em relação aos métodos tradicionais.

A parceria promete acelerar o desenvolvimento da tecnologia de processo de produção de eletrodos a seco.

Parceria pode viabilizar planos da Nissan com carros elétricos

A Nissan iniciou a operação de sua linha-piloto de baterias de estado sólido em janeiro de 2025. A empresa afirma que quer viabilizar a produção dessas baterias com alto desempenho e custo competitivo.

A ideia é que a Nissan equipe a próxima geração de carros elétricos com baterias de estado sólido. O objetivo é lançá-los até o ano fiscal de 2028.