
O novo Jeep Compass está entre nós. O SUV está maior, mais moderno e com uma gama de motorizações adaptada aos novos tempos.
O modelo trocou a plataforma Small Wide pela STLA Medium, bem mais moderna e preparada para eletrificação. Essa base modular já está presente em outros carros do grupo Stellantis, como o novo Peugeot 3008.
Essa mudança fez o novo Jeep Compass crescer em relação ao seu antecessor, vendido e produzido no Brasil. Agora o SUV tem 4,54 m de comprimento (14 cm a mais), com 13 cm extras na distância entre-eixos, que aumentou para 2,77 m. O veículo tem 1,90 m de largura (+8 cm) e 1,67 m de altura (+4 cm).
Estilo do novo Jeep Compass é futurista por dentro

O design ficou mais moderno e quadrado também. Apesar das mudanças, houve uma preocupação em preservar a identidade do Compass. Isso fica evidente em detalhes como os faróis de LED afilados e na grade frontal com sete fendas horizontais característica da Jeep.
As caixas de rodas ganharam contornos mais quadrados. Atrás, as lanternas interligadas formam dois “X” luminosos, sendo que a logomarca da Jeep também fica acesa.

O interior acompanha as mudanças realizadas do lado de fora. O painel digital tem tela de 10″, que vira coadjuvante ao lado da enorme tela central horizontal de 16″. Ela agrupa os comandos de climatização, configurações do veículo e a própria central multimídia. Felizmente, logo abaixo existem os comandos físicos mais importantes.
No console central ficam os comandos do seletor de modos de tração (em posição de destaque, aliás), freio de estacionamento eletrônico e o seletor do câmbio. Há ainda um generoso porta-objetos e o carregador de celular por indução.
Versão elétrica tem dois motores e quase 400 cv

O novo Jeep Compass será vendido apenas em motorizações eletrificadas na Europa. O motor 1.2 turbo tem variações híbrida-leve, de 147 cv e 23,5 kgfm, e híbrida plug-in, com 197 cv e 35,7 kgfm. Esta última usa bateria de 19 kWh e promete autonomia elétrica de 83 km pelo ciclo WLTP.
A estreia principal é o Compass EV. O SUV elétrico será vendido em três versões: tração dianteira de 213 cv e 35,2 kgfm, com bateria de 74 kWh e 500 km de autonomia WLTP; tração dianteira de 234 cv e 25,3 kgfm, com bateria de 96 kWh e 600 km; e tração integral, movida por dois motores elétricos que rendem 380 cv e alcance de 600 km.
Nesta última, a recarga em corrente alternada pode suportar 22 kW e em corrente contínua vai a 160 kW.
Quando o novo Jeep Compass chega ao Brasil?
A Stellantis ainda não confirmou quando (e se) o novo Jeep Compass chega ao Brasil. Entretanto, a empresa vai investir R$ 30 bilhões no país até 2030. Parte desse montante deve ir para a nacionalização da plataforma STLA Medium em Goiana (PE) – e, provavelmente, do novo Jeep Compass.