
A Volkswagen lançou o novo Tiguan na Argentina. No mercado vizinho, o SUV médio terá duas versões de acabamento.
Ambas usam o motor 1.4 turbo que equipa o Taos e as opções mais caras do T-Cross. Estranhamente, não existe mais a opção de sete lugares.
O novo Tiguan lançado na Argentina vem do México. O mesmo vai acontecer no Brasil, onde protótipos camuflados rodam há meses. O lançamento pode ocorrer entre o fim de 2025 e meados de 2026.
O projeto de origem chinesa usa a plataforma MQB-Evo, a mesma do novo Golf, e tem status de produto global. No mercado argentino, o novo Tiguan perdeu a opção da tração integral 4Motion e terá apenas tração dianteira.
Novo Tiguan terá duas versões na Argentina

O novo Tiguan terá as versões Life e R-Line na Argentina. A opção de entrada custa o equivalente a R$ 275.600 e vem com itens como seis airbags, controle de estabilidade, sensor de fadiga, alerta de pontos cegos, piloto automático adaptativo, assistente de manutenção em faixa, frenagem autônoma de emergência, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e sistema de estacionamento automático.
Há ainda painel digital, central multimídia com tela de 12,9 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros com ajuste lombar, volante multifuncional, teto solar panorâmico e porta-malas com abertura elétrica.

A versão R-Line, por sua vez, custa o equivalente a R$ 290 mil e tem rodas de 19 polegadas em vez de aro 18″. Os para-choques são exclusivos, a grade frontal é iluminada, os faróis têm a tecnologia LED Matrix e os logotipos também são iluminados.
Por dentro, o novo Tiguan R-Line vendido na Argentina recebe pedais em alumínio, volante esportivo, soleiras personalizadas e revestimento escurecido. Os bancos dianteiros vêm com ajustes elétricos de 12 vias com memórias, ventilação, aquecimento e massagem.
O SUV ainda tem central multimídia com tela de 15 polegadas, head-up display, câmera com visão em 360 graus, iluminação ambiente e luzes dinâmicas de direção.
O posicionamento do Tiguan no mercado argentino – e no Brasil
O novo Tiguan continuará acima de T-Cross e Taos. A diferença é que o SUV não terá mais a versão de sete lugares Allspace. Esse papel agora cabe ao Tayron, que não é vendido no Brasil.
Atualmente, o Tiguan Allspace é oferecido apenas na versão R-Line no mercado brasileiro.