logo

O efeito China no segmento de picapes

Autorama Podcast mostra como nova leva de modelos força marcas tradicionais a se mexerem na categoria e detalha os argumentos do BYD King para destronar o Corolla
Author image

Fernando Miragaya

25 jun 2024

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque


Segmento que mais cresce depois do de SUVs, as picapes também atraem recursos e estratégias de novas marcas. Exemplo disso são as fabricantes da China, como GWM e BYD, que já programam a venda aqui das suas respectivas Poer e Shark. Mas tem outra fabricante chinesa que agiu rápido: a Foton.

A montadora é conhecida por seus caminhões leves e semileves. Porém, vai por as rodinhas de fora também nos segmentos de veículos comerciais menores e picapes. A Foton quer entrar de cabeça justamente no segmento de médias, aquele de Toyota Hilux e cia – e no qual está a tão querida rentabilidade.


OUÇA MAIS:– O carro mais vendido do Brasil em seu momento glamour

– As picapes vão dominar o mercado brasileiro?


No novo episódio do Autorama Podcast eu adianto algumas informações, como preços e dimensões, desta futura linha Foton Tunland – híbrida, diga-se de passagem. E como esse movimento de marcas da China mexe diretamente com outras picapes, como a Frontier.

O modelo da Nissan acabou de entrar na linha 2025 com redução de preços na tabela e mudanças visuais. Mas calma lá que tais mudanças foram aplicadas apenas na versão Attack da Frontier e eu explico a razão lá no programa.

Outra que foi renovada foi a F-150. A picapona da Ford já passou pela atualização de meia-vida lá fora e chega ao Brasil em breve. E com direito a, quem sabe, novas versões de acabamento.

Ao volante do novo sedã híbrido da BYD

Em meio a tantas picapes, sem contar os onipresentes SUVs, é sempre bom falar de sedã. O Autorama Podcast traz justamente um lançamento que chama bastante a atenção neste momento.

Trata-se do BYD King, novo sedã médio híbrido da marca chinesa que quer desafiar simplesmente, apenas e unicamente o Toyota Corolla, líder supremo da categoria. Mas como será que a marca chinesa se garante para ter tamanha audácia?

No programa, eu bato um papo com o jornalista Jason Vogel, do site Motor1 Brasil, sobre as primeiras impressões ao volante do King. As virtudes e os “poréns” desse três-volumes, e se ele tem realmente condições de tirar o trono do Corolla velho de guerra.

Tudo isso você ouve lá no podcast. Só dar o play.

Saudações automotivas.



             Fernando Miragaya é jornalista especializado em automóveis, editor de soluções de conteúdo da Automotive Business e apresenta o Autorama Podcast desde 2018.

*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business