
No mercado automotivo alcançar a liderança de um segmento é uma tarefa cruel. Mantê-la, mais ainda. Mas a inércia é impiedosa e os últimos movimentos do setor mostram que ninguém quer dormir no salto alto.
A Hyundai, que há tempos alardeia que o Creta é o SUV mais vendido do país no varejo, acaba de mexer no modelo. E não foi aquela maquiagem leve, não. O carro mudou bastante por fora e por dentro.
OUÇA MAIS:– Como o Basalt conclui a estratégia de renascimento da Citroën
– Nissan Kicks vira casa nos Andes
Além disso, ganhou motor que o torna o SUV compacto mais potente do mercado automotivo. Isso tudo pouco mais de dois anos de lançamento desta segunda geração do crossover.
No episódio do Autorama Podcast eu falo sobre o que mudou e o que esperar deste renovado Creta com a participação mais que especial da jornalista Laurie Andrade, do site AutoPapo. Ouve lá no player.
Cada picape no seu galho

As picapes são outro segmento do mercado automotivo no qual as marcas buscam liderança, no caso da Ford. Ou querem assegurá-lá, quando falamos de Ram.
Ao tratar de picaponas, não tem para ninguém. A Ram detêm a liderança desse seleto mercado automotivo. O que não significa que a marca fica quieta.
Com a chegada de rivais como Ford F-150 e Chevrolet Silverado, a Ram tratou de trazer a 1500 atualizada. O face-lift foi bastante superficial, mas onupgrade de equipamentos dá o recado da fabricante para o mercado.
Na prateleira abaixo, das picapes médias, a Ford estreia, enfim, a opção Black na segunda geração da Ranger. Não que a fabricante seja otimista ao ponto de achar que vai tirar a liderança da Toyota Hilux .
Porém, a configuração genuinamente urbana da Ranger pode Garantir a vice-lideranca no mercado de picapes médias que a Ford conseguiu conquistar. E eu falo dessas novidades no segmento de picapes la no Autorama.
Vitrine

O programa também destaca outra estratégia, da General Motors. Não que a montadora almeje qualquer liderança no mercado de elétricos com o Chevrolet Equinox EV. Mas quer fazer do SUV zero combustão aquela demonstração do que é capaz de fazer e termos de tecnologia.
Apressado

Ainda aceleramos para falar do McLaren mais brabo de todos os tempos. O superesportivo W1 hibrido de mais de 1.200 cv que, claro, tem todos os apetrechos da F1 para ser o mais potente da história da marca.
Tudo isso você ouve lá no Autorama. Dá o play e seja feliz.
Saudações automotivas.
…Fernando Miragaya é jornalista especializado em automóveis, editor de soluções de conteúdo da Automotive Business e apresenta o Autorama Podcast desde 2018.
*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business
