
O e-commerce segue crescendo ano após ano. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta que o comércio virtual deve faturar R$ 224,7 bilhões em 2025. Esse volume representaria alta de 10% frente aos resultados do ano passado.
Esse potencial está sendo explorado pela Paccar, que lançou em 2023 o DAF Webshop. A plataforma nasceu para vender peças genuínas das marcas DAF, Paccar e multimarcas TRP.
Recentemente, a companhia também iniciou a comercialização dos produtos da Linha Reman, composta por peças remanufaturadas que prometem “desempenho e durabilidade comparáveis a componentes novos com economia de até 30%”.
A aposta deu certo, já que o e-commerce ultrapassou R$ 240 milhões em vendas em 2024, representando cerca de 20% do total das vendas da Paccar Parts no período.
De acordo com a empresa, os produtos mais procurados incluem peças TRP de manutenção, como embreagens, filtros para motores e lonas de freios para caminhões DAF e multimarcas. Peças para funilaria também são bastante buscadas pelos clientes, desde itens mais simples até cabines completas.
E-commerce muda dinâmica com clientes e na própria empresa
Thiago Prestes, diretor de marketing da Paccar Parts, credita o sucesso da plataforma online a alguns motivos. Um deles é a facilidade de encontrar e adquirir peças originais em qualquer parte do Brasil.
“Essa flexibilidade permite uma compra mais prática, onde os clientes podem pesquisar, comparar e adquirir peças sem precisar ir a uma concessionária”, afirmou.
Além de otimizar a experiência de compra do cliente, a venda online de peças também trouxe benefícios nos processos de logística da própria Paccar Parts.
“Junto ao e-commerce também otimizamos a gestão de estoque e processamento de pedidos, resultando em maior eficiência operacional que beneficia tanto os concessionários quanto os consumidores finais”, revela o executivo.
Paccar Parts usa inteligência artificial para agilizar processos
O sucesso do e-commerce motivou a Paccar Parts a aprimorar sua plataforma, inclusive com uso de inteligência artificial em uma tecnologia exclusiva da empresa.
“A utilização de inteligência artificial na busca por produtos pela ferramenta Parts Scan, que permite que os clientes capturem uma foto de um código, seja na peça, na embalagem ou até mesmo em uma folha de papel, para acessar informações detalhadas sobre o produto, como estoque, valor e aplicação”, declarou Thiago.
Pelo lado da empresa, a plataforma virtual facilita o gerenciamento da logística de distribuição das vendas por meio de um sistema integrado de gerenciamento de armazém. Segundo a empresa, isso assegura um controle eficiente do estoque das concessionárias, rastreamento de pedidos e otimização das rotas de entrega.
“Nosso objetivo é transformar o e-commerce em um canal que vai além das vendas,
proporcionando uma experiência de compra inovadora, que una tecnologia avançada e um
atendimento excepcional para nossos clientes”, concluiu o diretor de marketing da Paccar Parts.
