logo

cop30

Demanda por petróleo e gás pode crescer até 2050, diz agência

Segundo a Agência Internacional de Energia o consumo por petróleo pode subir 13% em relação a 2024; países ficam cada vez mais longe de cumprir o Acordo de Paris
Author image

Redação AB

12 nov 2025

2 minutos de leitura

A demanda global por petróleo e gás pode crescer até 2050, disse a Agência Internacional de Energia (AIE), na quarta-feira, 12. Um balde de água fria em época de COP30, metas climáticas e esforços internacionais para a transição energética.

Em sua publicação Perspectiva Energética Mundial, a AIE previu um cenário em que a demanda por petróleo atingirá 113 milhões de barris por dia em meados do século, um aumento de 13% em relação ao consumo de 2024.

Além disso, a demanda global de energia aumentará em 90 exajoules até 2035, um aumento de 15% em relação aos níveis atuais.

A AIE previu também que o mundo provavelmente não conseguirá atingir sua meta de limitar o aumento das temperaturas até 1,5º C acima dos níveis pré-industriais, conforme prevê o Acordo de Paris.

Mais de 190 países se comprometeram com o Acordo de Paris, mas o relatório da AIE mostra o mundo ultrapassando essa meta em todos os cenários.

A agência de energia explora vários cenários. Em um deles, considerando as políticas propostas, mas não necessariamente implementadas, a demanda por petróleo atingiria seu pico por volta de 2030. A diferença nas projeções, em grande parte, se deve às expectativas de adoção dos veículos elétricos.

Governo Trump apoia empresas americanas de petróleo

Durante o governo de Joe Biden (2021-2025), a agência previu que a demanda global por petróleo atingiria seu pico nesta década e que deveriam cortar financiamento de projetos de petróleo, gás e carvão se o mundo quisesse zerar as emissões liquidas até meados do século.

No entanto, sob o governo de Donald Trump, a agência tem sofrido pressão para mudar seu foco para políticas de energia limpa, já que o presidente norte-americano apoia a expansão de empresas americanas de petróleo e gás.

Mercado de gás natural deve crescer expressivamente

O relatório da AIE apresenta ainda que os investimentos em novos projetos de gás natural liquefeito (GNL) aumentaram consideravelmente em 2025.

Até 2030, as operações vão atender a capacidade anual de 300 bilhões de metros cúbicos para exportação de GNL, um aumento de 50% na oferta disponível.

Com base no cenário político atual, o mercado global de GNL deverá crescer de cerca de 560 bilhões de metros cúbicos em 2024 para 880 bilhões de metros cúbicos em 2035 e para 1.020 bilhões de metros cúbicos em 2050, impulsionada pela demanda do setor de energia que abastece data centers e inteligência artificial.

O investimento global em centros de dados deverá atingir US$ 580 bilhões em 2025, segundo o relatório, que observa que, se alcançado, esse valor ultrapassará os US$ 540 bilhões gastos anualmente em todo o mundo com o fornecimento de petróleo.