logo

Quais serão os híbridos flex da Fiat e da Renault e a polêmica que persegue a Kombi desde sua despedida

Autorama Podcast também traz o caso do jogador de futebol que foi pego com seu carro a mais de 220 km/h
Author image

Fernando Miragaya

28 jul 2023

3 minutos de leitura

Imagem de Destaque


Híbrido flex vai ser o atalho da eletrificação da maioria das montadoras instaladas no Brasil, e isso ficou ainda mais evidente nos recentes movimentos de Renault e Stellantis no nosso país. E também na sinalização de outras marcas, como a Volkswagen, em relação ao tema.


– Faça sua inscrição no #ABX23 | Automotive Business Experience


Com exceção de Ford e da General Motors, que batem na tecla dos 100% elétricos, as outras fabricantes vão mesmo pelo caminho da hibridização já aberto pela Toyota com os Corollas. Claro que em nome de custos, mas também pelo domínio da tecnologia e o discurso ambientalmente correto de que o etanol é um combustível renovável, limpo e nhém-nhém-nhém.


VEJA MAIS:
– Motor flex: o que falta para o etanol ser escolhido na bomba?


Nesse contexto, a Renault confirmou que terá seu motor híbrido flex desenvolvido no Paraná. E a Stellantis fará o mesmo dentro de poucos dias, em seu Polo Automotivo mineiro. No Autorama Podcast, eu falo dos carros das duas empresas que devem estrear a tecnologia no Brasil.

Volkswagen Kombi: Tradição em polêmica

Claro que isso não vai impedir a eletrificação no Brasil. Tanto que em breve teremos a Kombi elétrica, a Volkswagen ID.Buzz, enquanto a polêmica em torno do filme institucional de 70 anos da marca alemã no Brasil ainda ressoa.


OUÇA MAIS:
– Novos carros elétricos para o Brasil: tão perto e tão longe


Porém, se meter em polêmica não é raridade na Volks, nem em relação à Kombi. No quadro Retrovisor, eu bato um papo como o jornalista André Deliberato, da Webmotors, que relembra as tretas que envolveram a Last Edition, a série (não tão limitada assim) da Kombi no Brasil.

Que isso, menino Jordan Addison?

Polêmico também foi o jovem jogador de futebol americano que nem bem chegou à NFL e já causou fora dos campos. Jordan Addison, de apenas 21 anos e que acaba de ser “draftado” pela equipe do Minnesota Vikings, foi pego com seu carro a mais de 220 km/h.

Quer saber o carro que ele dirigia e o motivo para tamanha pressa? É inusitado e você pode conferir lá no programa.

Iniciativas que valem a pena

O episódio do Autorama também destaca duas iniciativas bacanas no setor automotivo. A primeira, da General Motors, com o lançamento do programa para incentivar e apoiar mulheres a tirarem a CNH.

A outra, de uma fabricante de veículos de transporte de valores. A TB Forte, que já tinha estreado um veículo elétrico em 2022, agora lança um carro forte abastecido por energia solar.

Quer entender mais? Dá o play e divirta-se!

Saudações automotivas.



             Fernando Miragaya é jornalista especializado em automóveis, editor de soluções de conteúdo da Automotive Business e apresenta o Autorama Podcast desde 2018.

*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business