logo

estratégias

Ram admite erro e ressuscita motor V8 Hemi

Decisão tomada sob a gestão de Carlos Tavares foi bastante criticada pelos fãs da marca
Author image

Vitor Matsubara

05 jun 2025

2 minutos de leitura

Ram ressuscita motor V8 Hemi
Motor V8 Hemi pode equipar várias versões da Ram 1500

A Ram admitiu um erro estratégico ao trazer de volta o motor V8 Hemi na 1500.

O conjunto retorna na linha 2026 vendida nos Estados Unidos a partir de meados do segundo semestre. Estará disponível como opcional por até US$ 1.200 – cerca de R$ 6,7 mil.

“Todo mundo comete erros, mas a maneira como você lida com eles te define. A Ram errou ao abandonar o motor V8 Hemi. Nós o cometemos e o consertamos.”, reconheceu Tim Kuniskis, CEO da marca Ram.

A decisão foi tomada na gestão do antigo CEO da Stellantis, Carlos Tavares. O português deixou o comando da empresa no fim de 2024 após resultados ruins em mercados importantes, como os Estados Unidos.

Na ocasião, a Ram 1500 ganhou a linha de motores de seis cilindros Hurricane-6. A mudança não agradou aos clientes da marca.

Ram ressuscita motor V8 sem mudanças

O motor V8 segue com 400 cv e 56,7 kgfm de torque máximo. O sistema híbrido-leve eTorque também foi mantido como “uma das maneiras de acelerar o desenvolvimento”, segundo Kuniskis.

“A ideia foi torná-lo exatamente como era antes. Assim não precisamos fazer recalibrações, recertificações e outras coisas”, completou.

O motor 5.7 V8 Hemi está disponível nas versões Tradesman, Big Horn, Express, Warlock, Laramie, Limited e Longhorn. A configuração Rebel também vai entrar no balaio futuramente.

Um emblema irreverente chamado de “Symbol of Protest Badge” (algo como “emblema de símbolo de protesto”, em tradução livre) identificará as picapes com esse motor. Trata-se de uma cabeça de carneiro montanhês (símbolo da Ram) à frente do bloco do motor V8, que será colado nos para-lamas dianteiros.