
A Litro de Luz acaba de concluir projetos de iluminação para 12 comunidades indígenas de São Paulo. Em parceria com a Audi Environmental Foundation, a ONG implementou soluções que vão beneficiar 147 famílias moradoras da região litorânea do estado.
VEJA MAIS:– Audi firma parceria com ONG para levar iluminação solar a comunidades ribeirinhas– Enquanto cidades buscam carros elétricos, iluminação é 1º passo para a mobilidade na Amazônia
Durante dois dias, comunitários e cerca de 40 voluntários da Litro de Luz e da Audi do Brasil fizeram a instalação e montagem de 180 equipamentos de iluminação, como lampiões e postes de energia solar. O projeto foi implementado em comunidades sem acesso à luz elétrica nas cidades de Cananeia e Ilha do Cardoso.
Foram montados 21 postes solares com baterias de lítio e 118 lampiões solares para as famílias das comunidades indígenas de Pakurity, Tekoa Mirim, Takuari Ty, Ma’endu’a Porã, Porungawa Dju, Nhanderupo e Nhanderekoa. Além das comunidades caiçaras de Restinga, Vila Rápida, Pontal, Itacuruçá, Cambriú e Foles.
O lampião usa estrutura de PVC, com garrafa do tipo PET, uma bateria e lâmpadas de LED. Tem tamanho compacto, que possibilita mobilidade durante as atividades noturnas.
Já o poste solar é montado com bateria de lítio e posicionado em lugares de grande movimentação nas comunidades. Ambas as soluções da Litro de Luz utilizam painéis solares para carregamento.
