
A Altair estabeleceu parceria com a Moya Aero para os chamados carros voadores. O acordo entre a multinacional de inteligência computacional e a startup brasileira prevê cooperação para desenvolvimento de futuros eVTOLs e veículos aéreos não tripulados.
Pela parceria, a Altair vai fornecer sua plataforma HyperWorks para a Moya. A ferramenta servirá ao projeto de design e também para os simuladores que serão usados no desenvolvimento dos carros voadores.
Desta forma, os programas de simulação prometem aprimorar a engenharia e reduzir custos de prototipagem e teste, além de tempo, no ciclo de vida dos projetos de eVtols.
Carros voadores de startup vão operar em logística de cargas
A parceria faz parte do Programa de Aceleração de Startups Aeroespaciais (ASAP), da Altair.
“Nosso objetivo é expandir a presença da Altair no Brasil e capacitar startups com tecnologia líder do setor”, diz Pietro Cervellera, vice-presidente sênior de aeroespacial e defesa da Altair.
Fundada em 2020 como spin-off da ACS-Aviation, a Moya Aero tem sede em São José dos Campos (SP). A empresa quer investir no mercado de eVtols para logística, com entregas e transporte de cargas feitas pelos carros voadores.
“Nosso objetivo é ser líder de mercado em veículos aéreos não tripulados de alta capacidade e impulsionar esse tipo de entrega em mercados inexplorados”, diz Alexandre Zaramela, CEO e diretor técnico da Moya Aero.