
O Rio de Janeiro tenta correr para se enquadrar na era da mobilidade elétrica. A Cidade Maravilhosa ganhará uma rede pública de eletropostos ainda este ano. O Projeto Sandbox.Rio será liderado pela EZVolt, startup da Vibra, e prevê pontos de recarga para carros elétricos espalhados pelo município.
A iniciativa foi apresentada nesta terça, 4. A EZVolt foi selecionada depois de uma chamada pública da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
A promessa é que a rede pública de eletropostos do Rio tenha oito equipamentos de recarga ultra rápida e rápida para carros elétricos. Segundo a Vibra, cada ponto terá de uma a quatro vagas para a operação.
VEJA MAIS:
– Vibra vai abrir três novos eletropostos em rodovias no próximo trimestre
– Jaguar Land Rover e Vibra se unem para acelerar serviços de eletrificação
Além disso, a empresa diz que os eletropostos estarão aptos a atender, além de usuários de carros híbridos e elétricos, frotas e veículos de aplicativos. Os locais de instalação dos eletropostos ainda estão sendo mapeados.
Rede pública de eletropostos faz parte de incubadora tecnológica
O Sandbox.Rio é uma espécie de incubadora regulatória criada pela prefeitura do município. A chamada pública foi aberta a projetos de serviços para a cidade que ainda não se enquadravam nas regras vigentes, mas que serão testadas através de autorização do município e em “ambiente controlado”.
– Faça sua inscrição no #ABX23, encontro mais influente do ecossistema automotivo e da mobilidade
“Sandboxs são modelos de sucesso em outros países e uma forma de trazer novas tecnologias, um ambiente de inovação para a cidade, um caminho para tornar o Rio uma smartcity”, acredita Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios e marketing da Vibra.
