logo

ensino

Stellantis inaugura laboratório de robótica em escola pública

Primeira unidade é instalada em escola de Betim (MG) e outras chegarão em breve ao Rio de Janeiro, Pernambuco e Argentina
Author image

Redação AB

13 fev 2026

2 minutos de leitura

A Stellantis inaugurou o seu primeiro laboratório de tecnologia e robótica em uma escola pública no Brasil. O objetivo é ampliar o acesso dos estudantes a temas como inteligência artificial e automação por meio de atividades práticas e de experimentação.

O Espaço Maker está instalado na Escola Municipal Aristides José da Silva, na região do Teresópolis, em Betim (MG). O laboratório foi inaugurado nesta quinta-feira, 12, e será utilizado por estudantes das 69 escolas públicas da cidade por meio de um modelo de hub educacional.

O local é equipado com impressoras 3D, kits de robótica, notebooks e tablets. Há também kits educacionais com reagentes, componentes elétricos, hardware, software e materiais de prototipagem, permitindo aos alunos realizar diversos experimentos de robótica, eletrônica e química.

Novas unidades do Espaço Maker serão inauguradas até o final deste ano. O programa vai beneficiar 165 mil estudantes em mais de 200 escolas públicas em Betim, Goiana (PE), Porto Real (RJ) e na Argentina.

Programa da Stellantis foca em educação STEM

A iniciativa integra o Programa de Filantropia da montadora e tem como objetivo ampliar o acesso de estudantes da rede pública à educação STEM, abordagem que integra ciência, tecnologia, engenharia e matemática com foco em atividades práticas e experimentais.

“Inauguramos o nosso primeiro Espaço Maker, o ponto de partida de um projeto que entregará mais unidades ao longo do ano. Ao investir na educação STEM, não entregamos apenas tecnologia: estamos firmando um pacto pelo futuro. É gratificante ver que estamos transformando o acesso ao conhecimento na base para os sonhos desses jovens se tornarem realidade”, destacou o presidente da Stellantis para a América do Sul, Herlander Zola.