logo

obras de infraestrutura

Tatuzão conclui primeiro túnel da nova linha do metrô de Fortaleza

Primeira fase do trecho metroviário da capital cearense deve ser concluída em 2028
Author image

Victor Bianchin

14 mai 2025

2 minutos de leitura

A tuneladora chega à estação – Foto: Helene Santos / Governo do Ceará

A tuneladora TBM 02, popularmente conhecida como “tatuzão”, chegou à futura estação Colégio Militar, em Fortaleza (CE), após escavar 1,7 km. Com isso, está concluído o primeiro túnel da nova Linha Leste do metrô da capital cearense, que será a primeira linha de metrô totalmente subterrânea do Nordeste.

Com 120 metros de comprimento e pesando mais de 1.000 toneladas, a TBM 02, que está localizada a aproximadamente 30 metros de profundidade, foi responsável por implantar 1.156 anéis de concreto (as chamadas “aduelas”) nas paredes do túnel, que tem seis metros de diâmetro.

As obras são executadas pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra). A primeira fase da Linha Leste compreende 7,3 km de extensão e cinco estações: Tirol, Moura Brasil, Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu.

O trecho concluído agora é o que liga a estação Chico da Silva à Colégio Militar. Essa primeira fase será importante para criar uma malha de transporte na cidade, já que haverá interligação com a Linha Sul em Chico da Silva e com o VLT em Papicu.

Embora a Linha Leste esteja em projeto há anos, a construção só começou pra valer em 2018, com o Consórcio FTS (formado pelas empresas Agis e Sacyr) à frente. Nos últimos quatro anos, inclusive com o trecho finalizado agora, apenas cerca de 1 km foi escavado.

Além do trecho citado, o projeto ainda inclui mais cinco estações rumo ao sul da cidade, totalizando 12 km de extensão. A primeira fase deve ser concluída em 2028 e, quando a linha estiver pronta, será capaz de transportar 150 mil pessoas por dia.

Após chegar ao Colégio Militar, a TBM 02 passará por um processo de manutenção, que vai durar aproximadamente três meses. Na sequência, o equipamento volta a escavar em direção à futura estação Nunes Valente.

A previsão, de acordo com o titular da Seinfra, é que a tuneladora chegue ao local até o fim de 2025.

O metrô de Fortaleza (Metrofor) atualmente tem três linhas combinando trens movidos a eletricidade, trens a diesel e VLT, e transporta 100 mil passageiros por dia.