logo

Tempo de despertar: as estratégias da Peugeot no mercado de SUVs compactos

Autorama Podcast fala da segunda geração do 2008, debate os principais lançamentos de carros e marcas no Festival Interlagos e explica o gato que provocou incêndio em um Tesla
Author image

Fernando Miragaya

19 ago 2024

3 minutos de leitura

Imagem de Destaque


Tem marca que demora a despertar em um segmento, mas quando se dá conta chega com pé na porta e sangue nos olhos. No mercado de SUVs compactos, porém, a Peugeot destoa: nem demorou a chegar, mas sim a reagir.

Ao contrário da Volkswagen, que entrou de sola com T-Cross e Nivus, e Fiat, que fez o dever de casa recentemente com Pulse e Fastback, a Peugeot tinha um bom produto no mercado de SUVs pequenos há muito mais tempo. Em 2015, lançou o 2008, crossover que se destacou pelo conforto e dinâmica. Só que ficou pelo caminho.


OUÇA MAIS:– Novas verdades sobre a Fiat Titano

– Semestre teve produção de veículos estagnada, com vendas e exportações em xeque


Noves fora o fato de o primeiro Peugeot 2008 ter chegado em meio a dois lançamentos importantes do mercado de SUVs compactos à época, o Honda HR-V e o Jeep Renegade, a marca francesa nunca o tratou com carinho. O carro foi praticamente esquecido na prateleira e só ganhou alguma atenção em 2022, pouco antes de ter sua produção encerrada em Porto Real (RJ).

Agora, a Peugeot tem a oportunidade de reagir no segmento que é um dos mais importantes do mercado brasileiro. Com o novo 2008, a marca francesa tenta recuperar o tempo perdido e eu explico lá no Autorama Podcast quais os caminhos ela vai seguir nesta estratégia.

O que as novas marcas chinesas querem no Brasil?

O novo episódio do Autorama também destrincha as principais novidades do Festival Interlagos. Eu e o jornalista Vitor Matsubara, meu colega aqui de Automotive Business e editor-chefe do Primeira Marcha, batemos um papo sobre tudo de importante que aconteceu no evento.


Garanta sua vaga no #ABX24, evento mais influente do ecossistema automotivo


Além de lançamentos de Renault, BYD, GWM, Lexus e Ford, falamos sobre as duas novatas presentes no autódromo José Carlos Pace. E comentamos não só sobre os produtos que Omoda Jaecoo e Neta vão trazer para o Brasil, como também sobre seus planos para o mercado.

O gato que fez um Tesla lamber

No podcast falo ainda do caso inusitado de um gato que provocou um incêndio em um Tesla. Mas não se trata de um bichano, não. Foi um gato de energia, também conhecido como instalação elétrica irregular, que fez o estrago no carro e ainda “lambeu” duas casas.

Quer saber mais disso tudo? Dá o play e divirta-se.

Saudações automotivas. 



             Fernando Miragaya é jornalista especializado em automóveis, editor de soluções de conteúdo da Automotive Business e apresenta o Autorama Podcast desde 2018.

*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business