
O anúncio de fortes investimentos das fabricantes de veículos no Brasil refletiu nas estratégias da Thyssenkrupp. A empresa revelou um aporte de R$ 120 milhões em suas operações automotivas por aqui.
O investimento é estratégico para os planos da empresa de engenharia e tecnologia industrial no Brasil. A Thyssenkrupp diz que o montante tem como objetivo atender à demanda futura das montadoras, especialmente no desenvolvimento de novas plataformas para veículos híbridos e elétricos.
SAIBA MAIS:– BWI e Thyssenkrupp vão desenvolver freio eletrônico
– Thyssenkrupp tem novo CEO na divisão de forjados
“Essa cifra possibilitará a expansão da nossa produtividade e capacidade, implementação de tecnologias avançadas de automação e aquisição de máquinas de última geração para fortalecer o conteúdo local dos produtos fabricados no Brasil”, diz Paulo Alvarenga, CEO da Thyssenkrupp América do Sul.
Os investimentos da Thyssenkrupp vão contemplar a expansão da capacidade de produção na unidade de Poços de Caldas (MG), responsável pela montagem de eixos de comando de válvulas. Parte da quantia também será alocada para o aumento de nacionalização dos sistemas de direção que a companhia fabrica em São José dos Pinhais (PR).
Atualmente, a empresa opera seis fábricas automotivas no Brasil. Além das unidades mineira e paranaense, a companhia tem plantas em Ibirité e Santa Luzia, em Minas Gerais, e São Paulo e Campo Limpo Paulista, no estado de São Paulo.
No portfólio, a empresa também produz no Brasil outros componentes de motor, como virabrequins e bielas, e itens de suspensão e chassi, como amortecedores, molas e barras estabilizadoras. No ano fiscal de 2022/23, o segmento automotivo da Thyssenkrupp registrou faturamento global de € 7,9 bilhões.
“A Thyssenkrupp quer fortalecer sua posição como parceira-chave para as OEMs da indústria automotiva brasileira em toda a região”, explica Alvarenga.
